Ligue:

(11)2272-0140

(11)2272-0148

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº 38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

DOE AGORA

Siga a gente 

© 2020 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados 

Como consigo uma Vaga na Creche? Tire suas dúvidas!

No Brasil, apenas 30% das crianças entre 0 e 3 anos estão matriculadas em creches públicas, que apresentam um déficit de 2,4 milhões de vagas. Isso significa que milhares de mulheres têm que abrir mão de seus empregos ou estudos para cuidar dos filhos, agravando a desigualdade de gênero.

 

Em Heliópolis e região, a UNAS luta para que famílias vulneráveis tenham uma alternativa. Cerca de 3 mil crianças frequentam diariamente os 17 Centros de Educação Infantil localizados na região. Onde elas participam de atividades lúdicas e educativas e têm acesso a uma alimentação de qualidade. Isso possibilita que suas mães trabalhem ou estudem, melhorando a condição de vida das suas famílias.

Se você tem dúvidas de como realizar a inscrição de seu filho ou filha, deixamos aqui um Guia de Perguntas Frequentes sobre Vagas.

 

Como consigo vaga em creche?

Dirija-se a qualquer Centro de Educação Infantil para fazer o cadastro, levando comprovante de residência com CEP, um documento do responsável, um documento da criança e telefones para contato. É muito importante manter o endereço e os telefones atualizados.

 

E seu eu não tiver um desses documentos?

O cadastro pode ser realizado assim mesmo, com um prazo de até 30 dias para regularização se restar alguma pendência.

 

Posso escolher um creche de preferência?

Sim, na hora do cadastro é possível indicar um Centro de Educação Infantil (CEI) PREFERENCIAL, que se tornará a primeira opção para o encaminhamento.

Se não houver vaga nele, o sistema verificará a disponibilidade de vaga em todos os CEIs até 1,5 km de distância do seu endereço, se a criança for de Berçário, e até 2 km para Mini Grupo. Assim que surgir a vaga em uma dessas unidades, a família será avisada por telefone para fazer a matrícula.

 

A data de nascimento interfere no encaminhamento?

Sim, se a criança tiver até 2 anos de idade incompletos até 31 de março do ano corrente, ela concorrerá a uma vaga de Berçário. O sistema da Secretaria Municipal de Educação procurará então por vagas em creches localizadas a até 1,5 km de distância do endereço cadastrado.

 

Já se a criança tiver 2 ou 3 anos completos até 31 de março do ano corrente, ela concorrerá a uma vaga de Mini Grupo. Nesse caso, o sistema procurará por vagas em creches localizadas a até 2 km de distância do endereço informado.

 

E se eu tiver interesse em apenas uma creche específica?

Se o CEI na qual a vaga foi disponibilizada não for do interesse da família, é possível registrar a desistência dela, reativar o cadastro e indicar um CEI ESPECÍFICO (o número do protocolo permanece o mesmo). A partir daí, o encaminhamento para matrícula ocorrerá somente quando houver vaga nessa unidade indicada.

 

Posso incluir mais de um endereço para concorrer à vaga?

Sim, além do endereço residencial, é possível incluir um endereço opcional (como trabalho ou casa dos avós). O cadastro concorrerá à vaga nos dois endereços.

 

Como posso acompanhar me cadastro?

Ao se cadastrar você receberá um protocolo gerado pelo sistema informatizado. A partir daí, o cadastro entrará em uma fila, organizada de acordo com a data de protocolo, exceto quando há determinação judicial.

 

É possível consultar no Portal da Secretaria Municipal de Educação a posição do cadastro para todos os Centros de Educação Infantil nos quais a criança aguarda uma vaga. Clique Aqui e consulte sua vaga na creche 

 

Quantos dias tenho para fazer a matrícula?

Ao longo do ano, após a criança ser encaminhada para uma vaga em uma determinada unidade, o prazo para que a família realize a matrícula é de 10 dias, a partir da data de encaminhamento. Se os responsáveis não comparecerem à Unidade para efetivar a matrícula nesse período, a criança perde a vaga (e, para voltar a concorrer a outra vaga, é preciso reativar o cadastro, o que precisa ser feito presencialmente em qualquer unidade de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação). Nos encaminhamentos que acontecem na virada de ano letivo, esse chamado decurso de prazo é suspenso e as famílias tem até 10 dias após o início das aulas para comparecer à escola.

Tags:

Please reload

Posts Em Destaque

A UNAS é eleita a melhor ONG do Brasil na categoria Desenvolvimento Local

August 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo