
Quem Somos
A UNAS - União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu em 1978 enquanto comissão de moradores da favela de Heliópolis, que lutava pelo direito à moradia e posse da terra.
Em nosso trabalho, acreditamos na pessoa como sujeito de direitos independentemente da idade, fortalecendo sua autonomia para a efetivação da cidadania, procurando quebrar as paredes invisíveis que separam as periferias dos outros bairros da cidade. Para tal efeito buscamos parcerias com o poder público, a iniciativa privada e organizações sociais, garantindo o suporte à Implementação de projetos, programas e serviços de forma abrangente nas áreas de educação, cultura, assistência social, esporte, juventude, empreendedorismo, direitos humanos e movimentos de base. Com isso, impactamos cerca de 10 mil pessoas diretamente por mês, por meio de 52 projetos sociais.
Nosso trabalho é legitimo e atende de fato as necessidades da população de Heliópolis e Região, pois temos em nossa história e em nossa estrutura atual lideranças e pessoas que vivem aqui e entendem a fundo o que é preciso desenvolver.

10 MIL PESSOAS
IMPACTADAS
São 10 mil pessoas atendidas mensalmente em diversas áreas, por meio dos 52 projetos sociais que desenvolvemos.
700
PROFISSIONAIS
São 720 trabalhadoras e trabalhadores envolvidos de forma direta no desenvolvimento de nossos projetos. Sendo 92% moradores dos próprios territórios de atuação.
MELHORES ONG
DO BRASIL
Em 2020, a UNAS foi eleita uma das 100 Melhores ONG's do Brasil, premiação concedida pelo Instituto Doar, O Mundo Que Queremos e AMBEV.

BAIRRO EDUCADOR
O conceito de Bairro Educador norteia nosso trabalho, entendendo o território como um lugar onde todas as pessoas estejam inseridas em um processo de educação com base na autonomia, na responsabilidade e na solidariedade, que a escola e os projetos sociais sejam centros de liderança na comunidade e que tudo passa pela educação.
Desenvolvemos uma complexa rede de proteção social presente no bairro para que possamos afirmar a garantia de direitos humanos fundamentais. Lutamos por uma educação libertadora, cidadã, que nos ajude a construir um país mais democrático e justo.