top of page

QUEM SOMOS

A UNAS - União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu em 1978 enquanto comissão de moradores da favela de Heliópolis, que lutava pelo direito à moradia e posse da terra.

Em nosso trabalho, acreditamos na pessoa como sujeito de direitos independentemente da idade, fortalecendo sua autonomia para a efetivação da cidadania, procurando quebrar as paredes invisíveis que separam as periferias dos outros bairros da cidade. Para tal efeito buscamos parcerias com o poder público, a iniciativa privada e organizações sociais, garantindo o suporte à implementação de projetos, programas e serviços de forma abrangente nas áreas de educação, cultura, assistência social, esporte, saúde, trabalho, mulheres, juventude, lqbtqiap+, moradia e movimentos de base. Com isso, impactamos cerca de 6 mil pessoas diretamente por mês, por meio de 55 projetos sociais.

Nosso trabalho é legítimo e atende de fato as necessidades da população de Heliópolis e região, pois temos em nossa história e em nossa estrutura atual lideranças e pessoas que vivem aqui e entendem profundamente o que é preciso desenvolver.

BAIRRO EDUCADOR

O conceito de Bairro Educador norteia nosso trabalho, entendendo o território como um lugar onde todas as pessoas estejam inseridas em um processo de educação com base na autonomia, na responsabilidade e na solidariedade, que a escola e os projetos sociais sejam centros de liderança na comunidade e que tudo passa pela educação.

Desenvolvemos uma grande e importante rede de proteção social presente no bairro para que possamos afirmar a garantia de direitos humanos fundamentais. Lutamos por uma educação libertadora, cidadã, que nos ajude a construir um país mais democrático e justo.

Untitled-1.jpg

+ DE 6 MIL
ATENDIDOS

59%

SÃO
NEGROS

66%

TEM ATÉ
18 ANOS

56%

SÃO
MULHERES

50%

TEM RENDA DE R$ 600 À R$ 1.302

Hoje, a UNAS é composta por 720 trabalhadoras e trabalhadores que estão envolvidos de forma direta no desenvolvimento de nossos projetos sociais na Favela de Heliópolis e comunidades da região.

402582BD-717C-44BC-9F34-3A8578660C7F.jpg
06343f49-baef-483d-ad5c-b790e55b997a.png

70%

dos profissionais são pessoas pretas e pardas

77%

dos cargos de liderança são ocupados por mulheres

17%

se declaram pertencentes à comunidade
LGBTQIAPN+

91%

dos profissionais atuam no território onde moram

75%

desses profissionais são mulheres

bottom of page