top of page

movimentos de base

Os Movimentos de Base são a origem das ações coletivas da UNAS e a forma de organização popular dos moradores, com o objetivo alcançar mudanças sociais através do debate político, dentro de determinados contextos na sociedade.

Foto 2022-03-08 09.30.21 PM.jpg
MOVIMENTO DE MULHERES DE HELIÓPOLIS E REGIÃO

As Mulheres que sempre foram protagonistas das lutas em Heliópolis se organizam enquanto movimento para debater questões relacionadas à igualdade de gênero, direitos humanos, direitos das mulheres e o combate ao sexismo.

Lgbtqiapn+.jpeg
MOVIMENTO LGBTQI+ O GRITO DA DIVERSIDADE

O Movimento O Grito da Diversidade é caracterizado por ativistas LGBTQIAP+ moradores de favela e periferias que se reúnem mensalmente com foco na humanização e valorização da população LGBTQIAP+. Promovendo conversas e ações que visão disseminar promover a diversidade e o combate à violência e discriminação.

negro.jpeg
MOVIMENTO NEGRO DE HELIÓPOLIS E REGIÃO

Visa a valorização da cultura negra principalmente dentro das periferias, fomentando debates e ações que promovam a igualdade étnico-racial, além de realizar o enfrentamento e o combate ao racismo.

MOVIMENTO DE JUVENTUDE - FALA JOVEM

Visa promover a discussão sobre políticas públicas com os jovens moradores de Heliópolis e demais bairros periféricos, organizando e mobilizando ações que fomentem o protagonismo juvenil.

MOVIMENTO SEM TETO DE HELIÓPOLIS E REGIÃO

Visa a mobilização de moradores de favela para a luta por efetivação de políticas publicas na área habitacional, discutindo estratégias por uma moradia digna. O movimento promove ações para dar visibilidade e força ao coletivo, no sentido de buscar um diálogo junto ao poder público.

fe e politica.jpg
MOVIMENTO FÉ E POLITICA

O Movimento Fé e Política reúne pessoas de diferentes religiões para estimular a reflexão política, social, cultural acerca da realidade em que vivemos, sob a metodologia do “ver, julgar e agir”. O coletivo promove reuniões, seminários e atividades formativas, em que a espiritualidade é relacionada a uma visão crítica do mundo e à necessidade de caminhar pela sua transformação.

Caminhada_pela_PAZ_-_Favela_de_Heliópoli
MOVIMENTO SOL DA PAZ DE HELIÓPOLIS

O Movimento Sol da Paz surgiu em 1999 e articula lideranças comunitárias, educadoras/es e moradores de Heliópolis e região para construir uma cultura de paz, entendendo que a soma de politicas públicas mais consciência comunitária geram um Bairro Educador. Sua principal ação é a Caminhada pela Paz, realizada anualmente tanto nas ruas de Heliópolis quanto da região do Parque Bristol sob o lema: “A paz é de todos ou não é de ninguém!”

bottom of page