top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Marielle Presente!

É com profunda tristeza que recebemos a notícia da brutal morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Gomes na noite da última quarta-feira, 14 de março de 2018. Marielle voltava de um evento chamado "Jovens negras movendo as estruturas", na Lapa, quando, de acordo com testemunhas, teve o carro emparelhado por outro veículo, de onde partiram os tiros.


Marielle nasceu no Complexo da Maré, era socióloga e foi eleita Vereadora da Câmara do Rio com 46.502 votos. Se formou pela PUC-Rio e fez mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao lado do deputado Marcelo Freixo. Ela decidiu pela militância em direitos humanos após ingressar no pré-vestibular comunitário e perder uma amiga, vítima de bala perdida, num tiroteio entre policiais e traficantes na Maré.

No dia 28 de fevereiro, Marielle se tornou relatora da Comissão responsável por acompanhar a Intervenção Federal que ocorre no estado. Quatro dias antes de ser assassinada, ela denunciou sua página no Facebook uma ação da Policia Militar do 41º BPM (Irajá) na Favela de Acari. Segundo ela, moradores reclamaram da truculência dos policiais durante a abordagem a moradores. Ela compartilhou uma publicação em que comenta que os rapazes foram jogados em um valão. De acordo com moradores, no último sábado, os PMs invadiram casas, fotografaram suas identidades e aterrorizaram populares no entorno.


"Precisamos gritar para que todos saibam o está acontecendo em Acari nesse momento. O 41° Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro está aterrorizando e violentando moradores de Acari. Nessa semana dois jovens foram mortos e jogados em um valão. Hoje a polícia andou pelas ruas ameaçando os moradores. Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior", escreveu Marielle.

 

“Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe” – Marielle Franco

Marielle está Presente! Presente na Luta do povo da Periferia, Presente na Luta da População Negra e LGBT. Está Presente! Que as Nossas Vozes Não se Calem! Jamais!

 

Tags:

61 visualizações
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page