top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

24º Encontro da UNAS reúne centenas de pessoas em defesa da garantia de direitos

Sob o lema “Consciência política para a garantia de direitos”, a UNAS realizou nesta sexta-feira (8/12) seu 24º Encontro Anual, com a presença de educadores/as, professores/as, diretores/as de escola, militantes dos direitos humanos e autoridades públicas municipais e nacionais. Mais de 850 pessoas estiveram presentes na quadra do CEU Parque Bristol para debater a conjuntura política nacional, os retrocessos na garantia de direitos sociais, políticos e econômicos, e a resistência e luta pela retomada das conquistas e de um projeto democrático-popular para o País, além da apresentação do planejamento estratégico da UNAS de 2018 à 2021, avaliações pedagógicas realizadas pela organização e sua estrutura institucional. “Tivemos um ano difícil, mas nossa resistência e vontade de lutar por direitos prevaleceu. Não podemos nos conformar com as injustiças sociais. Só chegamos até aqui, em nosso Encontro, pela união e solidariedade entre nós”, afirmou Antonia Cleide Alves, presidenta da UNAS. “Percebemos as dificuldades que as famílias estão passando, o não atendimento nos afeta enquanto pessoa, enquanto mãe, enquanto cidadã, mas temos que resistir. Podemos dizer que conseguimos resistir, porque estamos todas juntas. E temos de continuar resistindo”. Cleide ressaltou que nesses 39 anos de luta, para a UNAS existir, sempre foram importantes os parceiros, como: Aloizio Mercadante, ex-ministro da Casa Civil e da Educação, Ruy Ohtake, arquiteto, Alexandre Schneider, Secretário Municipal de Educação de São Paulo, ONGs como ActionAid, Habitat para Humanidade e Kindernothilfe e Instituto Coca-Cola Brasil, além de empresas como o Facebook e a AMBEV.

Antonia Cleide Alves Presidenta da UNAS

Presente na abertura do Encontro, Mercadante afirmou que as mudanças fundamentais nas condições de vida da população de Heliópolis vieram da capacidade de resistência e luta da UNAS e dos moradores. Neste momento adverso na conjuntura política do País, com retrocessos na economia e nos direitos sociais, só há uma alternativa: fortalecer organizações como a UNAS. “Do contrário, as perdas serão ainda maiores. Quem deu o golpe na presidenta Dilma não tem nenhum compromisso com o Brasil. Por isso, temos de nos organizar, para retomar o caminho da distribuição de renda. Precisamos garantir que tenhamos eleições livres e limpas no próximo ano, pois assim a esperança vencerá o ódio e vamos recuperar a dignidade e a distribuição de renda”, completou Mercadante.


O Encontro recebeu ainda presença de convidados e convidadas que, por diferentes trajetórias, contribuíram com o trabalho da UNAS. Maria Izabel Noronha, a Bebel, presidenta da Apeoesp do ex-Ministro da Saúde e ex-Secretário Municipal da Saúde em São Paulo, Alexandre Padilha, o vereador de São Paulo Eduardo Suplicy, Cido Sério, ex-prefeito de Araçatuba, Chico Macena, ex-vereador em São Paulo, Manuel Del Rio, da Frente de Luta por Moradia (FLM), Emilene Dias, do Movimento Sem Teto de Luta (MSTL), e Valter José Cavallet, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também fizeram suas saudações.

Finalizando as falas do período da manhã recebemos o Secretário Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, Alexandre Schneider, que afirmou "A justiça social se conquista pela educação, e que por isso nossa parceria com a UNAS seguirá se fortalecendo".


Por fim, João Miranda, presidente de honra da UNAS, destacou a importância da unidade e do fortalecimento do projeto político pedagógico da entidade, e entregou uma camiseta da UNAS para o Padre Bernardo, um dos responsáveis pelo movimento de Fé e Política em Heliópolis. “Visto esta camiseta da mesma forma como visto a túnica com que rezo a missa. Esta camisa é sagrada. Parabéns para a UNAS e para quem sabe que a luta é todo dia”.

 

José Geraldo de Paula Pinto Tesoureiro da UNAS mediou o encontro no período da tarde, e enfocou a governança da UNAS, a estrutura organizacional e o planejamento estratégico de 2018 à 2021. Ao longo do dia, as pessoas participantes do encontro puderam refletir sobre projetos, convênios e movimentos de base da UNAS, em temas como formação, planejamento pedagógico, participação, comunicação e fortalecimento institucional.


24º Encontro da UNAS - Consciência Politica para a Garantia de Direitos

Realização: UNAS Heliópolis e Região

Apoio: ActionAid e Ford Foundation


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page