top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Cortejo Vidas Preciosas, arte-educação pelas ruas de Heliópolis

Em 24 de novembro, o Cortejo Vidas Preciosas levará às ruas de Heliópolis uma performance urbana que integra arte e ciência, com muita música, canto e dança. A iniciativa é uma parceria da UNAS com a artista plástica Denise Milan, responsável pela direção geral do espetáculo. Neste ano, a participação das crianças e adolescentes dos onze Centros para Criança e Adolescente (CCA’s) da UNAS inclui, além do tradicional cortejo, uma apresentação de dança e de um coral dirigido pelo grupo Avante o Coletivo, que lançará um novo álbum com a participação das crianças, chamado Vidas Preciosas em Heliópolis.


As crianças e adolescentes usarão fantasias, adereços e alegorias para representar as forças de transformação e criação no planeta. O cortejo terá início às 14h no CCA Heliópolis, localizado na Rua Coronel Silva Castro, animado pelo ritmo do hip hop do grupo Avante o Coletivo, e seguirá até o CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli, terminando com uma performance coletiva. Onze coreografias originais foram desenvolvidas por Monica Monteiro para a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), que promoveu uma formação para os jovens da comunidade de Heliópolis sob a direção de Inês Bogéa. Foram meses de ensaios com as crianças que vão participar do espetáculo junto a 32 bailarinos da companhia.


O trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças para apresentação do cortejo se inicia a partir de uma narrativa positiva de suas vidas, com inspiração nos elementos da natureza e no mundo mineral. As crianças participam do projeto durante quatro meses nos CCAs, com atividades que envolvem arte, ciências e educação ambiental, dentre outros saberes.


 

Histórico


O projeto Espetáculo da Terra teve início há sete anos por iniciativa de Denise Milan e sua equipe em comunidades de São Paulo. A UNAS abraçou a iniciativa em 2013, e trouxe para Heliópolis uma parceria que promove atividades de arte-educação nos 11 CCAs que a organização administra, beneficiando milhares de crianças e jovens. Com uma abordagem interdisciplinar, o trabalho surge no momento em que o mundo se debruça sobre as questões de meio ambiente e a necessidade urgente das pessoas se posicionarem de forma diferente em relação à Natureza. Para Denise, precisamos voltar a nos sentir parte da Natureza, ouvir novamente sua voz e prestar atenção na sabedoria que ela encerra. A proposta do Espetáculo da Terra e sua analogia entre o mundo mineral e o mundo humano é usar a arte para ajudar crianças e adolescentes a refletirem sobre esses valores da contemporaneidade e exercitarem a escuta das vozes que vem da Terra.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page