top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Caminhando por Direitos

19ª Caminhada pela Paz de Heliópolis


Milhares de pessoas tomaram as ruas de Heliópolis no último dia 08 de Junho na 19ª edição da Caminhada pela Paz, os 4 quilômetros percorridos pelas ruas da comunidade, contou com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos que levantaram cartazes reivindicando a garantia de direitos e a efetivação de políticas públicas, questionando também o atual governo que tem como objetivo ameaçar os direitos sociais, tais como a aposentadoria e direitos trabalhistas. Durante a caminhada foram abordados também temas como o genocídio da população negra e periférica e a violência contra mulheres e LGBT’s.

"Todas estas frentes de reivindicação servem como um grande articulador na efetivação do Bairro Educador onde escolas, projetos sociais e moradores trabalham com a cultura de paz. Onde o importante é a vida e não a morte” disse: Cleide – Presidenta da UNAS.

“A PAZ É DE TODOS OU NÃO É DE NINGUÉM”


Histórico

A Caminhada Pela Paz de Heliópolis surgiu em 1999, quando uma aluna da EMEF Campos Salles foi assassinada no caminho de volta para sua casa. Leonarda tinha 15 anos e se tornou símbolo da luta contra a violência que vitimava muitos jovens na comunidade. O então diretor da escola, Braz Rodrigues Nogueira, buscou lideranças comunitárias, como João Miranda, na época Presidente da UNAS, para realizarem a 1º Caminhada Pela PAZ de Heliópolis.


Este ano a Caminhada chegou a sua 19ª edição percorrendo as ruas de Heliópolis Sob o tema “Políticas Públicas + Consciência Comunitária = Sociedade Educadora”.


 
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page