Qualidade de vida na melhor idade

September 6, 2016

Centro Dia para Idoso Nelson Mandela

 

Segundo dados do IBGE, o distrito do Sacomã tem 248.997 habitantes, sendo que 11,44% são de pessoas com idade superior a 60 anos. Preocupada com o grande número de casos de violação contra pessoas idosas, a UNAS assinou convênio com a SMADS - Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e deu início, em Setembro de 2015, ao projeto Centro Dia do Idoso Nelson Mandela. Este projeto tem por objetivo atender e possibilitar ao idoso proteção social especial, com visitas e ações que promovam a sua inclusão, por meio do fortalecimento das relações familiares, além de cuidados específicos que garantem uma qualidade de vida melhor a pessoa idosa.


O Centro Dia do Idoso conta com 22 colaboradores em sua equipe, entre assistente social, psicóloga, nutricionista, cuidadores, terapeutas, cozinheiras e auxiliares de cozinha e limpeza. Além disso, atuam no centro oficineiros da própria comunidade que desenvolvem atividades recreativas e lúdicas. Uma das idosas beneficiadas do projeto e participante das oficinas é Dona Edith Gomes da Silva, 85 anos“Eu gosto de tudo, como os exercícios de pintura, dança, atividade de palitinho, temos muitas atividades aqui. Gosto muito de forró, eu danço muito com as meninas. Relembro a minha juventude quando saia para os bailes".

 

"Antigamente tinham muitos barracos, hoje em dia nem tem quase barracos de madeira por aqui. Através da dona Maria tive a oportunidade de conhecer a UNAS e fomos lutar pela conquista da moradia, queriam tirar a gente daqui, e mandar para longe. Então fazíamos assembleias para unir o povo e tirar as estratégias, participei desde do inicio dessa luta de Heliópolis e hoje estou aqui como beneficiada de um projeto da UNAS que vi sendo construída".

“Agradeço muito a UNAS e as companheiras que lutaram para conseguirmos tudo isso que conquistamos em Heliópolis, hoje estou nessa idade tendo a oportunidade de desfrutar do Centro Dia graças a essas lutas, quero realmente agradecer a todos aqueles que trabalham para proporcionar essas oportunidades aos idosos”. 

Edith Gomes da Silva, 85 anos

 

O projeto beneficia 30 idosos da comunidade oferecendo atividades de artesanato, pintura, yoga, música, leitura, jogos, teatro e dança, além de todo acompanhamento da equipe de psicólogos, assistentes sociais, nutricionais e cuidadores. O público atendido é encaminhados pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social e CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social. 

 

O Centro Dia do Idoso é um novo desafio para a UNAS, pois trabalha um eixo que antes não era desenvolvido diretamente pela instituição, e hoje é um projeto essencial no fortalecimento das relações e cuidados com o público idoso da periferia, que muitas vezes, se vê sozinho em casa, sem acompanhamento ou cuidados, além da falta de atividades que agravam o sedentarismo.

O Centro Dia do Idoso Nelson Mandela fica localizado na Av. Almirante Mariath, nº 38.

Esquina com Av. Almirante Delamare
Telefone: 2062-7906

email: mandela.unas@gmail.com
 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

A UNAS é eleita a melhor ONG do Brasil na categoria Desenvolvimento Local

August 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo