Ligue:

(11)2272-0140

(11)2272-0148

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

DOE AGORA

Siga a gente 

© 2019 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados 

Pontos viciados no descarte de lixos e entulhos são problema em Heliópolis

De quem é o Problema ?? Está pergunta é feita a anos por todos que moram na maior comunidade de São Paulo, Heliópolis com cerca de 200 mil moradores.

 

Durante anos a UNAS Heliópolis​ e Região vem desenvolvendo trabalhos educativos de conscientização sobre o destarte indevido de lixos e entulhos em diversos pontos da comunidade, e a mais recente ação foi realizada em parceria com o Educativo da Fundação Bienal de São Paulo, EMEI Cidade do Sol, UBS Sacomã e a Sub Prefeitura do Ipiranga que levantaram questões como “por que colocar lixo no espaço que é de todos?” e “como suscitar o senso de pertencimento em relação ao espaço público?”.

 

O quarteirão entre a Estrada das Lágrimas e a Rua Artistas de Heliópolis, se tornou local de descarte de lixos, entulhos, móveis e estofados velhos e outros detritos. E isso não é recente, vem de anos como explica Neguinha (liderança comunitária e membro da diretoria da UNAS):

“É lamentável que isso venha ocorrendo na comunidade, principalmente num ponto tão importante ligado à educação e à saúde pública”.

Então com a participação da Bienal São Paulo que se incumbiu de mudar o visual do muro afim de conscientizar que aquele espaço (EMEI Cidade do Sol) pertence as crianças através de uma linguagem artística, foram utilizados retratos em preto e branco dos pequenos alunos da EMEI e do CCA Lagoa/UNAS e colados em formato “lambe-lambe”. O lançamento deste “painel” educativo ocorreu no dia (12/06) durante a 17º Caminhada pela PAZ de Heliópolis.

 

 

 

 

Mais a luta que é de anos vem tento resultados periódicos, há momentos que esse descarte diminui, mais aos poucos o problema ressurge por diversos fatores; Falta de locais apropriados para o descarte, crescimento urbano desordenado e até mesmo descaso com o próximo.

 

Moradora da região desta ação Neguinha disse que essa iniciativa chegou a surtir efeito nos primeiros dias “Diminuiu o depósito de lixo naquela esquina, mais ainda existe pessoas que abusam”.

 

Por isso mais uma fazermos a pergunta: De que é o problema ??

Acreditamos ser de todos nós, pois está comunidade pertence a cada um de nós então devemos cobrar ação do poder público sim, mais principalmente nos organizarmos como comunidade e fazer a diferença pois como em tantos outros problemas mostramos que #JuntosSomosFortes.

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

A UNAS é eleita a melhor ONG do Brasil na categoria Desenvolvimento Local

August 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo