UNAS lança campanha virtual para celebrar os 50 anos de Heliópolis

Para celebrar os 50 anos do início do processo de ocupação da Favela de Heliópolis, a UNAS está lançando uma campanha de resgate das memórias da comunidade. Após um processo de seleção de imagens marcantes em seu acervo e a pesquisa de momentos históricos, a equipe de comunicação da UNAS reuniu diversas fotos que a partir de Agosto de 2021 serão publicadas nas redes sociais da organização.

Em 2021, Heliópolis completa 50 anos de ocupação, a maior favela de São Paulo tem sua origem em um cenário complexo. No ano de 1971, a Prefeitura de São Paulo retirou 153 famílias que viviam nas favelas da Vila Prudente e Vergueiro, as primeiras na capital paulista, para construção do Viaduto Grande São Paulo e as acomodou em alojamentos “provisórios” no terreno na época do IAPAS (Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social) alojamentos estes que se tornaram permanentes. Além destas, outras famílias migrantes do nordeste do país, bem como dos trabalhadores das obras do Hospital Heliópolis e do Posto de Assistência Médica (PAM) foram construindo seus barracos no local.


A história de Heliópolis é marcada por lutas e resistências e para celebrar os 50 anos da maior favela de São Paulo, a UNAS está lançando hoje uma campanha de resgate das memórias da comunidade. Toda terça-feira e quinta-feira será publicado nas redes sociais da UNAS, algum fato marcante, momento histórico e imagens de Heliópolis.


Siga a UNAS no facebook e instagram (@unasheliopolis)


Foto: Antigo alojamento provisório - Heliópolis I Arquivo UNAS

Posts Em Destaque