top of page
  • UNAS Heliópolis

UNAS inaugura Centro de Educação Popular em Heliópolis

Localizado na Avenida Juntas Provisórias o Centro de Educação Popular Dona Antônia será espaço para promoção de ações de cidadania, além de receber projetos de prevenção à violência infantil e de alfabetização de jovens e adultos.

 

O Centro de Educação Popular Dona Antônia é o novo espaço de fomento a projetos sociais em Heliópolis, Além de promover ações de cidadania o local receberá as atividades do Projeto Violência Aqui Não Entra Não, que atua na prevenção de violências contra crianças e adolescentes, fruto da parceria entre a UNAS e a Kindernothilfe. O local recém reformado, conta com sala administrativa, um grande salão para atividades socioeducativas e uma sala de aula equipada, que a noite recebe as aulas do Mova, projeto voltado a alfabetização de jovens e adultos.

Para inauguração do espaço, nesta quarta-feira (8), a UNAS preparou uma série de atividades como: Oficina de lambe, roda de conversa sobre resíduos sólidos e reciclagem, oficina de dança, além do grafitaço na fachada do centro feita em parceria com o Gloob pelos artistas Alex Senna, Lídia Viber, Pomb, Afolêgo e Grilo com participação especial da criançada.

Cleide Alves, Presidenta UNAS enfatiza a importância da inauguração deste novo espaço e o símbolo que ela carrega.

“Hoje é um dia muito importante, a inauguração do nosso centro de educação popular Dona Antônia. É com muita alegria que a gente ocupa esse espaço com um projeto de prevenção à violência contra criança e adolescentes. Precisamos cuidar das nossas crianças e a Dona Antônia foi símbolo do cuidar com as pessoas, então esse espaço fica fortalecido com o seu nome, sendo esse centro um símbolo de fomento à educação, ao cuidar, à prevenção e ao acesso à direitos.”

O Centro de Educação Popular Dona Antônia, está localizado na Avenida Juntas Provisórias, nº 1623, o local já foi sede de outros projetos, mas após um incêndio em dezembro de 2020 ficou fechado. É a partir deste triste episódio e com apoio e a mobilização de doadores que local foi revitalizado e neste dia 08 de Junho de 2022, inicia uma nova história.

Para nós Projeto “Violência Aqui Não Entra Não!” é uma honra estar ocupando esse espaço tão importante e com tanta história e representatividade para a UNAS e a comunidade. O projeto VANEN está na sua segunda fase e para essa nova etapa ampliamos a equipe e nossas atividades, esse novo local irá contribuir de forma muito positiva para o desenvolvimento das atividades com as crianças e adolescentes.

 

Quem foi Dona Antônia?

Dona Antônia que dá nome ao centro, foi voluntária nos projetos da UNAS, participou ativamente do Movimento Sem Teto de Heliópolis e foi Professora do MOVA até muito próximo do seu falecimento em 2021. Foram 77 anos de vida e grande parte da sua jornada foi dedicada ao próximo. Esperançou por uma vida digna não apenas para os seus filhos mas também para uma comunidade inteira, que recebeu com muito carinho toda sua sabedoria, reconhecendo sua dedicação, amor e cuidado por todos.

526 visualizações
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page