UNAS e DRE Ipiranga trocam experiências sobre currículo pedagógico
- Escrito por Douglas Cavalcante
- há 4 horas
- 3 min de leitura
No dia 25 de novembro de 2025, a sede da UNAS foi palco de um importante encontro entre as equipes da Diretoria Regional de Educação Ipiranga e as coordenadoras das 17 unidades de Centros de Educação Infantil sob gestão da UNAS. O espaço formativo promoveu o diálogo sobre a concepção de bebês e crianças, com base no Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, além de documentos normativos relacionados à educação antirracista, à educação integral, aos povos indígenas e migrantes, à educação de gênero e à educação inclusiva, que regem o trabalho da educação infantil na cidade.
“Para mim, esse encontro simbolizou um passo importante na aproximação entre políticas públicas e práticas territoriais, que o Bairro Educador dialoga e defende em consonância com o Currículo da Cidade, ao afirmar que a aprendizagem é situada, contextual e marcada pelas experiências socioculturais dos bebês e crianças.”, destacou Claudia Cruz, da equipe do núcleo de acompanhamento pedagógico da UNAS.

Espaços como este são fundamentais porque possibilitam a circulação de saberes, o reconhecimento das práticas territoriais, quando aproximamos a política pública da vida cotidiana das famílias, das crianças, dos educadores e do território. Para Claudia essa é a verdadeira parceria que contribui para efetivação da educação de qualidade. “Ver gestoras, coordenadoras e técnicas da DRE dialogando com educadoras da UNAS, dentro do próprio território de Heliópolis, foi vivenciar na prática o que chamamos de cogestão do processo educativo. Foi inspirador perceber como nossas histórias e saberes locais são reconhecidos como parte legítima da educação da cidade.”
Ao longo de 2025, a UNAS investiu de forma contínua na qualificação de suas equipes, por meio de um consistente processo de encontros formativos voltados ao fortalecimento e à qualificação do atendimento na educação infantil. A equipe do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da organização planejou e conduziu diversos momentos de formação com gestoras, coordenadoras pedagógicas e professoras, promovendo o aprofundamento de temas fundamentais e a partilha das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano dos projetos.
Esse percurso formativo foi marcado pelo diálogo, pela reflexão coletiva e pela valorização do trabalho pedagógico já realizado, e contou com alguns parceiros, entre eles Valéria Pasetchny, pedagoga, especialista em educação infantil e assessora pedagógica, que durante três meses, voluntariamente apoiou às formações com o abordando o tema atitude adulta. Fechar esse ciclo de encontros em parceria com Secretaria Municipal de Educação, por meio das equipes da DRE Ipiranga, selou e fortaleceu essa trajetória de capacitação e qualificação das trabalhadoras e trabalhadores da UNAS.

Camila Soares, 29, é coordenadora pedagógica do CEI Padre Pedro Ballint e conta como esse dia foi importante, e como contribui para o trabalho diário com as crianças e famílias. “Participar desses momentos formativos, de trocas de saberes, de compartilhamentos e de ex periências é de extrema importância para a gente se fortalecer, enquanto pessoa e enquanto profissional, para que a gente consiga reverberar tudo o que a gente aprende nos nossos projetos e em nossos CEIs. É de extrema importância também para a gente olhar onde a gente está e no que a gente pode avançar no nosso atendimento, realizando um trabalho de qualidade, dentro da diversidade de bebês e crianças que a gente atende todos os dias no CEI, e também da diversidade das famílias.
Porque ser um bairro educador é isso: é a gente conhecer o chão que a gente pisa e estar realmente inteiro nesse chão. É a gente conhecer a nossa rua, onde a gente está inserido. É a gente conhecer o nosso vizinho, é a gente chamá-lo para participar.
Então, acredito que essa formação da DRE Ipiranga e da UNAS nos leva para esse trabalho coletivo, para a gente se fortalecer no coletivo, possibilitando que os nossos bebês, crianças e famílias tenham seus direitos garantidos”
__________
Nosso agradecimento às equipes do CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão, NAAPA - Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem, NEER - Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais, NGD - Núcleo de Gênero e Diversidade e DIPED - Diretorias Pedagógicas da Diretoria Regional de Educação Ipiranga




































Comentários