top of page
  • Escrito por André Silva | Editor Douglas Cavalcante

UNAS e ChatGPT celebram parceria para acesso dos moradores de Heliópolis às ferramentas de IA

A parceria entre a UNAS e a empresa americana celebra a primeira iniciativa da OpenAI em favelas de São Paulo


Nesta segunda-feira, 26, a UNAS recebeu a visita da vice-presidente global da OpenAI, Anna Makanju, e do gerente da OpenAI na América-Latina, para celebrar uma nova parceria e que marca também o lançamento do projeto “FavelaGPT”, uma iniciativa que visa adaptar as tecnologias de inteligência artificial para atender as necessidades e realidades de favelas e comunidades como Heliópolis.

Durante o encontro foi realizado um workshop no Telecentro do Núcleo Mina, para apresentar o ChatGPT e a disponibilização de seu modelo avançado, o GPT-4o, que agora está disponível para acesso gratuito dos moradores de Heliópolis, a nova versão melhora a acessibilidade à ferramenta e aumenta as suas capacidades de interpretação, utilidade e adaptação. “Nossa missão é que todas as pessoas possam utilizar essa tecnologia.” conta Anna Makanju. “É por isso que estamos aqui, acreditamos que essa tecnologia vai transformar o mundo, incluindo o mundo do trabalho.”

A parceria com a UNAS marca a primeira ação da OpenAI em favelas de São Paulo, promovendo um exemplo de como a tecnologia de inteligência artificial pode ser usada para promover a equidade e o desenvolvimento de territórios periféricos, fornecendo não apenas o acesso à tecnologia, mas também garantindo o seu uso prático e responsável.

“A gente quer que vocês estejam juntos.” diz Nicolas Robison. “Não só usando a tecnologia, mas também nos ajudando a entendê-la com seus feedbacks.”



Antonia Cleide Alves recorda de como surgiu o primeiro Telecentro em Heliópolis para pontuar a luta por inclusão digital e como a parceria com a OpenAI é importante para ressaltar a importância da democratização desse direito. “A gente nem tinha computador em casa.” lembra ela. “Quando falamos de desenvolvimento local, que é nossa missão, para nós é fundamental, porque é uma forma de inclusão das pessoas. É uma forma de dizer ‘nós estamos aqui.’” comentou Antônia Cleide sobre a parceria. 


79 visualizações

Comentários


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page