top of page
  • UNAS Heliópolis

Transformando o chocolate em um gesto de solidariedade e geração de renda

A Páscoa tornou-se uma data muito aguardada não apenas pelas crianças que ficam ansiosas com a possibilidade de ganhar um chocolate, mas também para muitas pessoas que transformam esse doce que agrada a tantos paladares, na sua principal fonte de renda substituindo o emprego formal pela desafiadora missão de empreender.

 

Vislumbrando esses dois perfis que a UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região pelo terceiro ano consecutivo realizou a campanha “Páscoa Solidária”, que teve como objetivos principais presentear 300 crianças que participam dos projetos da UNAS e colaborar na valorização e geração de renda de 10 empreendedoras do próprio território de Heliópolis que ficaram responsáveis pela convecção desses ovos de chocolate.  

 

Essa iniciativa se faz necessária visto que os reflexos do desemprego ainda estão presentes em diversas realidades principalmente das comunidades que ainda amargam os prejuízos desses últimos anos de elevação dos preços e da falta de emprego, prejudicando a situação de muitas famílias e impulsionando muitas pessoas para o trabalho não formal. A UNAS propôs uma grande ação de mobilização e participação coletiva onde as pessoas poderiam doar o valor mínimo de R$ 40 reais para posterior conversão desse montante para as chocolateiras do território, impactando positivamente a realidade das famílias envolvidas, onde a mulher muitas vezes é a principal responsável pelas finanças da casa.


O projeto “Chocolateiras de Heliópolis” criado pela UNAS a cerca de três anos, está reunindo e formando um coletivo de mulheres da comunidade que juntas produzem e também realizam uma importante troca de conhecimentos para fortalecer essa rede de apoio entre mulheres que encontraram no empreendedorismo gastronômico uma oportunidade de renda e trabalho. Ivanilde Vitor Macedo (48), chocolateira que está presente desde o início o projeto destaca os bons motivos de participar da iniciativa. “Participo do grupo das chocolateiras desde o primeiro ano e na Páscoa realmente tenho um alívio extra por conta dessa importante iniciativa por que consigo fortalecer a renda lá de casa, podendo pagar as minhas contas e ainda ajudo a comunidade através das entregas dos ovos de chocolate para as crianças. Muito bom e gratificante participar dessa doação, fico muito feliz e emocionada.”


Os ovos de chocolates foram doados para as crianças atendidas na Biblioteca Comunitária de Heliópolis em um momento lúdico de contação de história e também de entrega de livros pra todas as crianças envolvidas nessa importante ação. Ângela São José, coordenadora da Biblioteca Comunitária e do Projeto das Chocolateiras destaca a importância da ação tanto para as quarenta mulheres que fizeram o curso viabilizado pela empresa Harald como para as dez mulheres chocolateiras que participaram dessa campanha de solidariedade e afeto.

“Ter um olhar para essas mulheres é muito importante por que elas precisam garantir a renda. Muitas passam por momentos difíceis com a questão do desemprego e até mesmo não tem com quem deixar seus filhos para trabalhar. O resultado desse trabalho também impacta as famílias que recebem esse ovo de chocolate. Presentear as crianças nos desperta um sentimento de dever cumprido perante as necessidades que essas crianças nos apresentam no dia a dia. Proporcionamos um momento doce de afeto através dessa doação onde também promovemos um momento lúdico de contação de histórias onde percebemos o brilho no olhar deles enchendo nosso coração de alegria. Acolher, presentear, receber esses olhares é muito gratificante.”

A iniciativa gerou cerca de R$ 1000,00 reais de renda extra para cada uma das chocolateiras participantes dessa edição. Muitas empreendedoras descobriram através desse incentivo, que é possível dar continuidade na atuação desse segmento que tem agradado cada vez mais as pessoas. Zilda Rodrigues Soares (48) complementa “O impacto dessa campanha é enorme na vida de todos que participam, principalmente das empreendedoras, ajudando na renda familiar e alcançando uma liberdade financeira, fazendo dos nossos sonhos uma realidade. Temos uma formação com parceria da Harald onde temos acesso a novos conhecimentos, aprimorando as técnicas, as diferenças dos tipos de chocolate e suas aplicações, a utilização das diversas ferramentas e inclusive o aumento do nosso repertório de produção para as demais datas comemorativas onde podemos aplicar o conteúdo dos cursos. Essa é uma campanha séria onde temos muito comprometimento em fazer o bem para tantas pessoas”.

A campanha de Páscoa é um importante movimento de solidariedade e incentivo para muitas mulheres autônomas que encontram no chocolate, a chance de mudar a trajetória financeira das suas famílias, possibilitando o sustento da sua casa e impulsionando cada vez mais a formalização do seu negócio a partir dessa união entre a UNAS, empresas parceiras e toda comunidade, transformando o chocolate em algo muito maior, uma verdadeira fonte de solidariedade, sorrisos, geração de renda e engajamento coletivo de um número expressivo de doadores nesta rede do bem, possibilitando um gesto de amor a quem mais precisa como nos conta Kátia Santana (35). “Sou mãe da Fernanda, atendida pela Biblioteca e acredito que a Páscoa e essas atividades que incentivam o lúdico são muito importantes para não deixar morrer essa magia que existe nas crianças por que já temos muitos desafios nessa vida. O projeto é muito lindo, pois sabemos que muitas crianças não ganhariam um ovo de chocolate se não fosse através dessa campanha. Vai adoçar a vida delas, um verdadeiro afeto doce.”


105 visualizações
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page