top of page
  • UNAS Heliópollis e Região

"Ser solidário hoje é fazer parte de um movimento" afirma Braz Nogueira

O ano de 2020 inicia com muito trabalho pela frente, vivemos um momento de propagação de valores que são contra os direitos humanos. Preocupado com os valores que vêm sendo cultivados por uma parte da sociedade, o Professor Braz Nogueira, membro da Diretoria Executiva da UNAS, vem percorrendo os projetos sociais da organização dialogando com as equipes sobre os princípios que norteiam o trabalho desenvolvido.

"Nossos princípios são a base para uma ética, pois percebemos que a vivência desses princípios: Autonomia, Responsabilidade e Solidariedade é fundamental para termos um rumo, com motivo para viver e para lutar" conta Braz, para o professor a transformação da sociedade e a promoção de valores mais humanos só será possível por meio dessa ética. "Todos aqueles que tentam em grupo ser autônomos, e individualmente assumem a sua responsabilidade cotidiana, serão pessoas que conseguem viver intensamente o princípio da solidariedade, ser solidário hoje é pertencer a um movimento que tem como objetivo a transformação desse país, para que todos tenham dignidade e para que todos tenham mais vida!" ressalta.


Em 2020 a UNAS seguirá desenvolvendo oficinas de ética com as equipes que atuam em seus projetos sociais e Braz defende a importância desses encontros "Essa oficinas são importantes, pois tentam levar as pessoas a refletir sobre a responsabilidade que temos, que vai além do nosso trabalho, ou além de Heliópolis, nossa responsabilidade é com nosso planeta" afirma.

"Aqui o grupo descobre e reconhece que vive um sistema ético, experiênciando cotidianamente esses princípios. Primeiro a gente reconhece que pertence a um grupo, e que esse grupo não é acabado, esse grupo local de trabalho está localizado dentro de um grupo maior, presente em todos os projetos da UNAS. Nessas oficinas a gente reflete sobre o trabalho de cada projeto, e o papel dele em promover esse sistema ético - que nada mais é que viver sobre princípios como Autonomia, Solidariedade e Responsabilidade. A gente espera que todo o Heliópolis esteja dentro desse sistema. Essa responsabilidade é nossa, e juntos devemos reconhecer que será possível na medida de que a gente resista e a cada dia seja mais coletivo".




93 visualizações
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page