top of page

Sacolinha Solidária leva sorrisos e afeto a 5 mil crianças e adolescentes em seu oitavo ano

  • Escrito por André Silva
  • há 2 horas
  • 5 min de leitura

Campanha realizada pela UNAS mobiliza parceiros, colaboradores e comunidade para entregar cinco mil sacolinhas e vale-presentes a crianças e adolescentes de Heliópolis e da Região



ree

Nos últimos oito anos, a Sacolinha Solidária tem realizado o papel de promover alegria, afeto e solidariedade para milhares de crianças e adolescentes que vivem em Heliópolis e nas regiões do entorno. Por meio da adoção de uma sacolinha de presentes ou de um vale-presente, a campanha tem o propósito de tornar o período do final de ano mais inclusivo, onde as crianças e os adolescentes tenham a chance de experienciar um gesto de carinho e também de pertencimento.


E em 2025 não foi diferente. Lançada no último 5 de Setembro, a oitava edição da Sacolinha Solidária, reafirmando seu papel, mobilizou uma rede de afeto e cuidado envolvendo colaboradores, projetos sociais, parceiros institucionais e a própria comunidade em um esforço coletivo e solidário para o apadrinhamento de cinco mil sacolinhas destinadas às crianças atendidas pelos 17 Centros de Educação Infantil, os 11 Centros para Crianças e Adolescentes e outros 4 projetos geridos pela UNAS.


Após meses de mobilização e sensibilização, a campanha entrou em sua fase mais emocionante nos últimos dias: a entrega das sacolinhas apadrinhadas às crianças e aos adolescentes. Em diversos projetos contemplados, o final de ano têm sido de sorrisos largos, abraços apertados e o sentimento de dever cumprido com as entregas das sacolinhas, garantindo que cada criança e adolescente receba a sua sacolinha em um momento marcado por acolhimento e com muito carinho proporcionado pelas equipes dos projetos e por aqueles que contribuíram com a campanha.


ree

“A satisfação que a gente tem de realizar a Campanha Sacolinha Solidária é o de pensarmos nas crianças e nos adolescentes, na felicidade que eles sentem ao receber a sacolinha com uma roupa, um calçado e um brinquedo”, conta Rafaela Sartorelli, integrante do Departamento de Projetos e Captação da UNAS. “Muitas famílias relatam também a importância da campanha na vida delas. A gente está falando de pessoas atendidas que vivem em situação de vulnerabilidade social, e o que é simples pra gente — como dar uma roupa, um calçado e um brinquedo — pra essas pessoas importa muito, uma vez que muitas famílias não têm condições de comprar uma roupa nova pra passar no fim do ano. Então, esta é a satisfação de seguir com a campanha por mais este ano e também nos próximos, para dar essa oportunidade para as crianças e os adolescentes de ter acesso a uma festividade que acaba não sendo a realidade de todo mundo.”



As crianças e adolescentes atendidas pelos projetos da UNAS receberam suas sacolinhas e voucher ao longo de dezembro


As sacolinhas presenteadas às crianças com idades de até onze anos incompletos continham uma camisa, um short ou calça e mais um brinquedo adequado para a idade, com alguns contendo também um calçado, este sendo um item opcional da campanha. No caso dos adolescentes atendidos com idades a partir de doze anos, a doação foi realizada por meio de um vale-presente de R$100,00 (cem reais) para que fosse feita a troca na loja Gotas de Mel. Outras três lojas do território também fortaleceram a campanha, sendo elas a AD Kids Brandili, Titia Coruja e a Pingo de Gente. Assim, a campanha também cumpriu o papel de valorização do comércio local.


Em um contexto constantemente marcado pela desigualdade social, as sacolinhas solidárias presenteadas reuniram muito mais do que roupas e brinquedos, neste ano, assim como nos anteriores, vem simbolizando a atenção, o fato, a alegria e o reconhecimento da infância e da adolescência como fases que merecem proteção. Priscila tem três filhos que são atendidos pela campanha e a sacolinha surge como um alívio ao desamparo e a incerteza econômica que vem junto com as festividades de um fim de ano com os custos desenfreados.


“É muito gratificante por ser uma grande ajuda. Tenho dois filhos PcD, não consigo trabalhar e nem sempre posso comprar o que eles precisam e eles sempre esperam por este momento no final do ano. Muito obrigada à todos que apadrinham essas crianças e [por estarem] fazendo a diferença na vida deles.” conta ela.


Maria Delzuita acompanhou a neta, Luiza, de 10 anos, na entrega das sacolinhas realizadas no último dia 10 no CCA Mina, em Heliópolis. Ela se comoveu ao contar sobre o importante papel que CCA desempenha na vida da neta e no papel acolhedor que o projeto promove durante todo o ano na vida das crianças atendidas.


“A Luíza ama estar aqui no CCA pelas coisas que ela aprendeu. Tudo foi muito importante na vida dela: a educação, as oficinas de artesanato e tantas outras. A gente vê as crianças vindo aqui contentes, chegando aqui e encontrando uma família, né?. Emocionada, Maria também destacou a importância da Sacolinha Solidária no coração das crianças, mas também daqueles que conseguem sentir as desigualdades em um período que deveria ser marcado por celebração e esperança. “É uma campanha de muita importância, sabe? Eu mesmo não vou poder dar um presentinho pra ela [Luíza], as coisas estão tão caras e com esta campanha ela ganhando o presentinho dela, né, ela não fica tão comovida, tão chateada.”


Realizada pela primeira vez em 2018, a campanha Sacolinha Solidária tem destacado a força coletiva e da organização social como ferramentas fundamentais para a construção de uma vivência mais justa para as crianças e adolescentes que são atravessadas pela desigualdade social e as brutalidades do capitalismo opressor durante todo o ano, sobretudo nestes períodos de festividade. 


Nos últimos anos, parceiros institucionais têm sido essenciais no enfrentamento dessas desigualdades ao espalhar sorrisos e esperanças com a Sacolinha Solidária. Atuando com a campanha desde 2022, o Banco BS2 participou da entrega das sacolinhas este ano e reforçou o compromisso com a campanha.


Pâmela Canela, representante do Banco BS2, participando da entrega no CCA Mina
Pâmela Canela, representante do Banco BS2, participando da entrega no CCA Mina

"Esse momento aqui representa pra gente não só uma parceria, mas a comunhão.” explica Pâmela Canela, representante do Banco BS2. “Queremos que todas as crianças que participam, que estão aqui, sejam acolhidas"


Com uma parceria estabelecida em 2023, a Endemol Shine Brasil também tem atuado lado a lado com a UNAS e, nos últimos anos, tem reforçado a importância da Sacolinha Solidária e a sua participação para gerar um impacto real e contribuir nesta ampla rede de solidariedade.


“A campanha da sacolinha solidária é uma das mais especiais pra gente.”  conta Beatriz Affonso, da Endemol Shine Brasil, empresa parceira que tem contribuído com a campanha nos últimos anos. “Não tem nada mais especial e mais incrível do que ver essa campanha sendo realizada e as crianças que são impactadas, as crianças felizes… e saber que a gente faz parte disso.”


A Sacolinha Solidária chega em 2025 cumprindo o seu papel de promover um período festivo mais justo e solidário às crianças atendidas pelos projetos e serviços da UNAS, contando com o apoio de moradores, parceiros, colaboradores e tantos outros. Dito isso, a UNAS não poderia deixar de agradecer à todos os envolvidos na campanha e àqueles que contribuíram para o gesto que a campanha propõe nos territórios periféricos como Heliópolis, Jardim São Savério e entre outros.


 
 
 
Posts Recentes
Arquivo

Ligue:

(11) 2272-0140

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº 38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

  • LinkedIn

DOE AGORA

Siga a gente 

melhores ong 2020.png
melhores ongs 2017.png

© 2025 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados 

bottom of page