top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

"Quero retribuir tudo que aprendi", jovem de Heliópolis da oficinas de dança.


Matheus Ribeiro dos Anjos, morador de Heliópolis, 25 anos, é um ex-educando do Centro para Crianças e Adolescentes PAM (CCA-PAM), da UNAS, e hoje atua como educador na Biblioteca Comunitária de Heliópolis.

“Foi uma trajetória de muita luta, porque estamos num contexto em que não se tem oportunidade, e aqui em Heliópolis eu tive, na educação, na cultura, nas artes”

Quando criança, frequentava o CCA-PAM enquanto sua mãe trabalhava, e lá despertou seu interesse pelas artes. “Gostava de estar com as crianças, os educadores, nos encontros, nas festas, e foi tendo essa construção, desse amor. Onde estou hoje foi esse amor que me fez chegar”. Matheus montou um grupo de dança no CCA, com seu irmão gêmeo, amigos e amigas, que cantavam, dançavam e atuavam. Quando atingiu os 15 anos, já estava decidido a continuar com a dança, prosseguiu seus estudos e ingressou na universidade. “Hoje sou formado e quero retribuir tudo que aprendi lá, por isso estou na Biblioteca Comunitária da UNAS”.

Matheus Anjos explica que ficou muito feliz ao receber a proposta de desenvolver atividades na biblioteca, pela missão de retribuir tudo o que viveu.

“A UNAS foi pra mim um ponto de partida que me transformou como pessoa, como artista e como profissional”.

Por isso, ao ver diariamente as crianças dispostas, querendo aprender, percebe o quanto o sentimento é recíproco. “É uma trajetória de quase 20 anos de dança, com formação, graduação, já trabalhei com artistas dos cenários nacional e internacional. Então sinto que devemos continuar esse processo, o conhecimento precisa ser passado, e trazer todo esse conteúdo de fora para Heliópolis é enriquecedor”.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page