top of page

Projeto investe na formação e no trabalho de base com movimentos sociais

  • Escrito por Douglas Cavalcante
  • há 12 minutos
  • 3 min de leitura

Projeto MovimentAção tem realizado formação de lideranças e movimentos sociais organizados em Heliópolis e comunidades da região


Ao longo de 2025, o Projeto MovimentAção tem atuado na formação e fortalecimento de movimentos sociais organizados em Heliópolis, ampliando o debate e o acesso aos direitos humanos fundamentais para moradores de favelas e periferias. A iniciativa é fruto da parceria entre a UNAS e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania do Brasil, por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Luciene Cavalcante. 


O projeto tem por objetivo promover uma série de encontros formativos, palestras e visitas educacionais e culturais à coletivos e espaços em defesa dos direitos humanos, com a proposta de fortalecer a organização, mobilização e influência dos movimentos de base da UNAS, a fim de ampliar significativamente o acesso aos direitos fundamentais, promovendo uma cultura cidadã participativa e a defesa dos direitos humanos.



“Essas formações vem trazendo essa integração para os movimentos que é bem importante e muito rica” comenta Lara Manuela, membra da coordenação do Movimento O Grito da Diversidade.  


A iniciativa tem se preocupado em pautar a importância das lutas sociais, e o fortalecimento do trabalho coletivo. “O Projeto MovimentAção vem fortalecendo a UNAS e as pessoas que estão na linha de frente dos projetos, atuando na ponta com as famílias, promovendo inclusão social e considerando essas pessoas como agentes de transformação social.”, comenta José Geraldo, tesoureiro da UNAS:



As visitas à Escola Nacional Florestan Fernandes, ao Quilombo Ivaporunduva, à Ocupação 09 de Julho, à Eco Vila Tiba e ao Museu do Amanhã proporcionaram reflexões profundas, conexões com diferentes trabalhos de base e momentos valiosos de troca e aprendizagem. Cada encontro teve a possibilidade de ampliar olhares e reafirmar a potência dos territórios quando se encontram para compartilhar saberes. “Visitar o quilombo, para mim, falou mais sobre a história do território. Eu gosto muito de conhecer a história dos lugares onde eu vou. Da parte que eu mais gostei, foi quando a gente foi visitar a capela e aí, antes de a gente entrar, tivemos uma conversa com o pessoal dos movimentos, e aí acabaram apresentando que, na capela, tinha uma professora formada, e aí ela ensinava as crianças do quilombo. Então, que o que mais me marcou das visitas, foi esse fato de uma pessoa que se formou e foi fazer pelos seus, que é o que a gente do movimento Fala Jovem acredita” lembra e destaca Fani Novais, membra da coordenação do Movimento de Juventude Fala Jovem


Trabalho de Base:


O processo de formação política cidadã em Heliópolis se dá no início da década de 80, por grande influência e atuação das Comunidades Eclesiais de Base e de setores progressistas da Igreja Católica alinhados à Teologia da Libertação. Os moradores de Heliópolis nesta época passaram a se organizar na favela em núcleos, que mobilizavam a população e que se apoiavam mutuamente diante das ameaças de remoção, da atuação de grileiros  e da escassez de equipamentos e serviços públicos no território e seus entornos. 



É nessa origem que o movimento social surge em Heliópolis e passa a se organizar em torno das demandas locais, inicialmente pelo direito à moradia e à posse da terra, mas que amplia seu trabalho e suas pautas sob a perspectiva de garantia de direitos à população moradora da favela. 


O projeto MovimentAção veio para dar continuidade a esse trabalho de formação, organização comunitária e defesa dos direitos humanos. "O projeto tem um tripé: palestra, troca de experiência e militância histórica de vida das pessoas. O resultado que a gente quer do projeto é que fortaleça o que eles (movimentos) já fazem e que consigam ter uma intervenção, uma atuação melhor junto ao poder público, além de fortalecer a mobilização popular." explica José Geraldo

 
 
 

Comentários


Posts Recentes
Arquivo

Ligue:

(11) 2272-0140

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº 38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

  • LinkedIn

DOE AGORA

Siga a gente 

melhores ong 2020.png
melhores ongs 2017.png

© 2025 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados 

bottom of page