top of page
  • UNAS Heliópolis

Presidenta da UNAS toma posse no “Conselhão”

Cleide Alves, Presidenta da UNAS participa da cerimônia de reabertura do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável no Palácio do Itamaraty


Hoje, quinta-feira (04) o Conselhão - Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável foi recriado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nossa presidenta Antonia Cleide Alves tomou posse de seu lugar junto a representantes de diversas áreas de atuação como Educação, Saúde, Inovação, Economia, Meio Ambiente, Setor Privado, Agricola e Organizações da Sociedade Civil de todo o Brasil.


O Conselhão foi criado em 2003 por Lula, mas havia sido extinto durante o antigo governo. O grupo foi então recriado este ano com uma forte representatividade de mulheres que compõem hoje cerca de 40% dos mais de 200 integrantes, “O Conselhão é acima de tudo espaço do diálogo, sabemos aqui que podemos ter pensamentos diferentes, propostas diferentes, visões diferentes, aliás a diversidade e a diferença foi um grande esforço nosso, do Presidente Lula, na composição final dessa primeira lista. Os últimos conselhos criados lá em 2003 tinham no máximo 10, 15% de mulheres, hoje é com alegria que dizemos que temos mais de 40% de mulheres aqui no Conselhão” disse o Ministro Alexandre Padilha nesse primeiro encontro do conselho.


A participação de Cleide Alves, é na verdade uma projeção das necessidades dos moradores da maior Favela de São Paulo e sua região, suas falas e lutas vão sempre de encontro com as necessidades de quem mais precisa. "É o meu nome que está lá, mas é a favela que está lá comigo, sou uma mulher nordestina, pobre, que precisou vir para São Paulo para fugir da fome. Precisei de uma política social para ter uma formação, então é uma honra muita grande e espero construímos e aprendermos muito e juntos e juntas” disse a Presidenta da UNAS.


O Presidente Lula enfatizou durante o evento “Esse conselho repleto de diversidade, repleto de diferenças, pode ser a fotografia do Brasil que nós queremos construir. Aqui não é um espaço para as pessoas falarem bem do Governo, aqui também não é um espaço para as pessoas fazerem diagnóstico, aqui é um espaço para vocês ajudarem a governar esse país". A volta do conselhão traz um respiro após um momento difícil que o país passou, sem diálogo, sem linearidade e nem transparência em falas e atitudes, por essas e outras questões todas e todos da UNAS ficaram muito felizes com o convite e agradecidos da oportunidade de poder estar ocupando um espaço tão importante de participação da sociedade, é a chance de voltar a sonhar.


198 visualizações
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page