- Escrito por Wallace França | Editor Douglas Cavalcante
UNAS lança prêmio para reconhecer iniciativas de Justiça Restaurativa
Prêmio de 4 mil reais irá reconhecer iniciativa de justiça restaurativa e cultura de paz no Estado de São Paulo
A UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região, tem a alegria e a honra de lançar o I Prêmio Liz Eliiott de Justiça Restaurativa, que tem como principal objetivo, destacar e reconhecer os trabalhos realizados em torno de ações e projetos com a temática da Justiça Restaurativa e da Cultura de Paz realizados no Estado de São Paulo.
A Justiça Restaurativa começou no Brasil em 2005, por meio de uma parceria envolvendo os Poderes Judiciários, a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Alguns meses depois, no ano de 2006, iniciaram os projetos-pilotos “Justiça e Educação” em São Paulo/Capital (particularmente na região de Heliópolis) e em Guarulhos. Todos esses projetos, já iniciou tendo como base, a parceria entre o Sistema de Justiça Juvenil, as escolas e a comunidade, considerando que as escolas são referências comunitárias e espaços de convivência e que a Justiça Restaurativa se faz “na”, “com” e “para” a comunidade.
O prêmio homenageia a professora Elizabeth Elliott, conhecida como Liz, que esteve em Heliópolis em agosto de 2010 para conhecer o trabalho realizado aqui na UNAS relacionado a Justiça Restaurativa onde ela teve acesso aos impactos das práticas restaurativas na realidade da comunidade de Heliópolis.
Solanje Agda, que compõe a diretoria da UNAS e que há muitos anos atua como facilitadora dos Círculos de Paz dentro de Heliópolis, destaca a importância do prêmio e da UNAS pautar essa premiação. “A importância do prêmio é a nossa contribuição enquanto UNAS, enquanto organização que está comprometida há quase 20 anos com a Justiça Restaurativa que impacta a nossa comunidade. Desde de 2006 estamos atuando constantemente com as metodologias e com a Cultura de Paz nos territórios que atuamos, dentro dos projetos, escolas e demais espaços, e hoje temos essa missão de premiar os trabalhos que estão sendo realizados no Estado de São Paulo dentro da temática. É muito gratificante e importante chegar nesse momento da atuação, pautando o trabalho e tendo uma grande aplicação nas nossas atividades, mantendo viva a Justiça Restaurativa no nosso dia a dia, conectando dentro das nossas ações institucionais e ampliando esse conhecimento para outras organizações e espaços. Conheci a Liz em 2010, quando ela veio até Heliópolis nos visitar e acompanhar o nosso trabalho que já era realizado em parceria da UNAS com o Conselho Tutelar com os Círculos de Paz que também envolvia a comunidade e as escolas, onde ela ficou um bom tempo. Infelizmente ela veio a falecer, mas o prêmio leva o nome dela e temos essa missão de continuar a estimular os trabalhos ligados a Justiça Restaurativa.”
As inscrições estão abertas a partir do dia 06 de agosto de 2024, exclusivamente pelo e-mail premioliz.unas@gmail.com até o dia 04 de outubro de 2024. Leia o edital completo e saiba mais como participar dessa iniciativa que prevê um prêmio no valor de 4.000,00 quatro mil reais.
Após o recebimento dos trabalhos inscritos, uma comissão avaliadora irá escolher de acordo com os critérios descritos no edital, o melhor trabalho ou projeto de Justiça Restaurativa inscrito para o I Prêmio Liz Eliiott.
Comments