top of page
  • Escrito por Wallace França | Editor Douglas Cavalcante

Movimento Fala Jovem em parceria com escritório de advocacia realiza festival no Dia do Trabalhador

Ontem dia 01 de maio, Dia do Trabalhador, foi a data escolhida pela juventude de Heliópolis e de comunidades da região para a realização do Festival Fala Jovem em parceria com o escritório de advocacia Trench Rossi Watanabe, que apoiou o evento e participou de toda articulação em conjunto com a coordenação do movimento.


A proposta desse importante momento foi criar um dia dedicado para as juventudes trazendo painéis informativos com temas relacionados ao mundo do trabalho, finanças e empreendedorismo. Além dos painéis, muitas apresentações artísticas aconteceram durante os intervalos com apresentações de dança, poesia e muita música com artistas do território, valorizando a cena cultural local e enriquecendo ainda mais o evento.



A parceria com a Trench Rossi Watanabe foi estabelecida há alguns anos e durante o processo de idealização e execução do festival, as necessidades das juventudes foi colocada como prioridade e ponto de partida para que os profissionais que atuam no escritório, pudessem somar e corresponder com tais expectativas tão bem colocadas pela coordenação do Movimento Fala Jovem em relação a todas as propostas, dando muito espaço para tomadas de decisão de maneira horizontal e franca na construção desse primeiro festival. Viviane Scrivani destaca como essa parceria foi importante para a empresa que está conectada com as demandas da UNAS.


“Foi com imenso prazer e satisfação que participamos do 1º Festival Fala Jovem, realizado em parceria com a UNAS no Dia do Trabalhador. Este evento marca um momento especial para nós, pois coincide com o ano em celebramos 65 anos de nosso escritório. A ocasião foi uma oportunidade perfeita para reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da comunidade de Heliópolis. Ao longo destas seis décadas e meia, compreendemos que o nosso maior valor está nas pessoas - são mentes e corações dedicados que definem e impulsionam nossa trajetória, nos motivando a fazer a diferença. A participação ativa no festival com a vibrante comunidade de Heliópolis, que tem sido parte essencial de nossa jornada de transformação nesta última década, proporcionou uma troca de conhecimento mútua, que se revelou tanto enriquecedora quanto inspiradora para todas as pessoas envolvidas.”


Os painéis foram divididos em dois blocos sendo eles Empregabilidade com os temas Protagonismo de Carreira, Como gerar engajamento no LinkedIN e Oficina de Entrevistas e o bloco Colhendo os louros e Finanças com os temas Como administrar suas finanças pessoais e empresariais e Como cobrar pelo seu trabalho – Precificação. Cada tema foi abortado pelos profissionais da Trench Rossi Watanabe com mediação da coordenação do Movimento Fala Jovem com a participação ativa das pessoas que prestigiaram o festival.


Para Mariana Romero, estar aqui em Heliópolis, multiplicando conteúdos tão importantes e que determinam muitas vezes os caminhos da vida financeira das pessoas, e ter esse momento de troca e de novos aprendizados é gratificante. “Que experiência incrível foi poder compartilhar conhecimento sobre finanças com a comunidade de Heliópolis! Sentimento de muita gratidão e aprendizado por ter participado desse projeto. Ver o interesse e a vontade de aprender das pessoas foi inspirador. Agradeço por essa oportunidade única de impactar vidas de forma positiva.”



As apresentações culturais foram escolhidas de uma maneira que uma grande parcela das expressões artísticas periféricas, pudessem estar representadas, criando uma identificação e até mesmo uma motivação para que a juventude e as pessoas de maneira geral, participassem do festival. Reconhecimento do trabalho, visibilidade e empoderamento desses artistas, foram elementos que fizeram dessa escolha ser uma decisão assertiva e muito positiva. O evento contou com a participação do grupo de dança do CCA Georgina, da escritora e poeta Drica Nascimento, Grilo MV artista, grafiteiro e rapper, da rapper Lett e do grupo Função Estilo Livre.


Priscila Nascimento, gestora do CCA Georgina do Carmo Moreira, que junto com o professor de dança Heleno, Educadoras, Coordenação Pedagógica e com as crianças e adolescentes, aceitaram participar desse lindo momento com uma apresentação de dança que trouxe muitos ritmos e animou a manhã do evento. “Eventos como o Festival Fala Jovem são importantes pois dão espaço para que os jovens não só discutam suas demandas e necessidades, mas compartilhem suas vivências. É gratificante ver espaços que interagem não só por meio de diálogos como também utilizam e valorizam as diversas formas de expressões artísticas. Agradecemos o convite e articulação para participação do CCA Georgina no evento e por dar visibilidade às produções dos jovens de Heliópolis e região.”



O Festival Fala Jovem começou às 9 horas da manhã e terminou por volta das 15 horas e contou com a participação expressiva da comunidade, dos jovens e também dos demais Movimentos Populares da UNAS que prestigiaram esse momento que celebrou o Dia do Trabalhador e as juventudes de Heliópolis e da região. Myrella Novais conta ainda muito empolgada, como foi participar da organização do evento, com poucos meses de atuação como coordenadora, mas com muita vontade de dar voz para tantos outros jovens.


"Preparar esse evento foi muito desafiador. Estou na coordenação a dois meses então foi um furacão junto com muita responsabilidade, mas um furacão do bem né, porque só de pensar que estávamos fazendo algo tão bacana e que tem um impacto para nossa quebrada e um impacto na vida pessoal dos jovens do território e ainda ter um incentivo para nos jovens fazermos isso com a cara da juventude, foi super gratificante. Sabemos que nos jovens, somos subestimados apenas por ser jovens, então ter a oportunidade e a confiança de pessoas que estão do nosso lado foi muito bom mesmo. Quando o festival estava começando me deu uma vontade de chorar, por vi que somos capazes sim de fazer um evento bom e com muito conteúdo para ajudar no desenvolvimento da nossa quebrada, dos nossos artistas e das nossas juventudes.”



113 visualizações

コメント


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page