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Inscrições Abertas | 16º Seminário Heliópolis Bairro Educador

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    UNAS Heliópolis
  • há 19 horas
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Atualizado: há 4 minutos

Seminário realizado em Heliópolis e comunidades do entorno discute a Educação e a Proteção Social como bases da Democracia


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Nos dias 18, 19 e 20 de setembro acontece o 16º Seminário Heliópolis Bairro Educador, que reafirma o compromisso histórico da Favela de Heliópolis e de comunidades da região com a construção de uma educação pública de qualidade, crítica e emancipadora. O Seminário se consolida como espaço de diálogo, reflexão e articulação entre escolas, comunidades, organizações sociais, universidades e poder público, fortalecendo a luta pela efetivação de direitos e a defesa da democracia.


Neste ano, o Seminário tem como tema: Educação e Proteção Social como Bases da Democracia e se propõe a discutir temas urgentes que atravessam a vida das crianças, adolescentes, jovens e trabalhadores da educação. As mesas trazem à tona desafios centrais como: A Educação Infantil e o Direito de Aprender na Primeira Infância; a Escuta Especializada e a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência; os Impactos das Redes Digitais na Juventude; a Distinção entre Educação Integral e Educação em Tempo Integral, a partir de uma perspectiva freireana; e ainda os riscos à democracia diante do avanço do neoliberalismo e seus efeitos sobre a classe trabalhadora.


A diversidade dos temas reflete a própria concepção de Bairro Educador: a educação como prática viva, que ultrapassa os muros da escola e se enraíza no território. Heliópolis, mais uma vez, se coloca como referência de resistência e inovação, articulando saberes escolares e comunitários, experiências de proteção social e participação popular.


O Seminário é também um chamado à ação coletiva: educadores, gestores, famílias, estudantes, pesquisadores, lideranças sociais e políticas se reúnem para refletir sobre os desafios contemporâneos e apontar caminhos para uma educação que garanta direitos, promova a equidade e fortaleça a democracia em tempos de retrocessos.


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Mesa 1 - Educação Infantil, Inclusão e o Direito de Aprender na Primeira Infância


Em Heliópolis e em outras periferias, a educação infantil enfrenta desafios estruturais: ameaça ao direito ao CEMEI, pois não há escolas de período integral para a educação infantil, a precarização de espaços educativos, ausência de políticas de assistência social de apoio às famílias e sobrecarga do cuidado sobre mães, professoras, mulheres que estão a frente no trabalho ou em suas casas. É necessário pensar práticas inclusivas que respeitem a infância como fase fundamental de desenvolvimento humano e social, garantindo o direito ao brincar, à proteção e à aprendizagem. Como a Política Nacional da Primeira Infância contribui com a Educação Infantil pública.

Objetivos:

  • Discutir os impactos da ausência de políticas públicas na garantia do direito à educação infantil.

  • Refletir sobre estratégias de inclusão e equidade para a primeira infância em territórios vulneráveis (racismo, crianças atípicas, entre outras).

  • Fortalecer a defesa do CEMEI como política pública essencial.


Dia 20 de Setembro às 08hs

Local: Estrada das Lágrimas, nº 261 (EMEF Abraão Huck)


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2 - MESA - “Desafios da Escuta Especializada: construindo fluxos integrados na rede

de proteção à criança e ao adolescente”


A Lei 13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Especializada e do Depoimento Especial, estabeleceu diretrizes nacionais para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, buscando garantir a proteção integral e prevenir a revitimização. No entanto, sua implementação tem revelado grandes desafios em nosso território. O que se observa, na prática, é que cada secretaria (Assistência Social, Educação, Saúde, entre outras) constrói fluxos próprios de atendimento, muitas vezes sem diálogo entre si. Essa fragmentação gera sobreposição de encaminhamentos, desarticulação da rede e, principalmente, o risco de revitimizar crianças e adolescentes, que acabam precisando relatar sucessivamente suas experiências de violência a diferentes profissionais.


Além disso, os fluxos muitas vezes são definidos em instâncias superiores sem o devido alinhamento com as equipes que atuam na ponta, resultando em desinformação, insegurança e desencontros no atendimento. 

Esta mesa de debate propõe problematizar a aplicação da Lei da Escuta Especializada a partir da realidade do território, reunindo diferentes secretarias e serviços da rede de proteção para refletir sobre os desafios e construir coletivamente um fluxo comum, integrado e efetivo, que assegure o direito de crianças e adolescentes à escuta qualificada, protegida e não revitimizadora.


Dia 20 de Setembro às 08hs

Local: Memorial de Aires, nº 478 (Escola Estadual Dr. Alvaro de Souza Lima)


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Mesa 3-  Juventude nas redes: entre oportunidades e armadilhas digitais


Dentro do cenário nacional de efervescência da discussão sobre os usos das redes digitais e sociais por indivíduos nas infâncias e juventudes, cresce o medo e a dúvida em como o contato da tecnologia de comunicação desenfreada  com uma pessoa em formação de pensamento crítico e percepção acerca do conviver social pode gerar impactos no desenvolvimento. 


O bairro educador funcionando numa lógica de criação de conhecimento em comunidade, fomentando o educando a se entender como ferramenta de ação da  realidade se vê diante de um meio diferente do qual foca suas ações sendo esse Heliópolis e região de maneira  não física e sim online, um espaço comum como qualquer outro, porém com desafios e revezes na mobilização sócio-educacional.

Objetivos:

  • Comunicar como realizar a proteção e o desenvolvimento das crianças e jovens na esfera online.

  • Demonstrar as contradições e problemas criados na indústria da internet.

  • Levantar pontos de fortalecimento das lutas por meio tecnológico.

    Dia 20 de Setembro às 08hs

    Local: Estrada das Lágrimas, nº 1029 (EMEF Luiz Gonzaga Nascimento Jr)

    CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE


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Mesa 4 - Educação Integral x Educação em Tempo Integral


Esta mesa propõe um debate crítico e reflexivo sobre as concepções e práticas da Educação Integral e da Educação em Tempo Integral. Entende-se que são propostas diferentes para a educação e que precisam ser analisadas e discutidas para além da simples ampliação da jornada escolar. A partir da perspectiva freireana de educação como prática da liberdade, discutiremos a formação integral do sujeito, considerando suas dimensões cognitivas, emocionais, sociais, culturais e éticas, além das possibilidades e barreiras encontradas para realizar a educação em tempo integral.


A mesa refletirá acerca das experiências concretas do Bairro Educador de Heliópolis (São Paulo), que materializa o conceito de Educação Integral articulando Escola, CCAs, Projetos Socioeducacionais e a Comunidade, evidenciando como o território pode ser compreendido como espaço pedagógico vivo. A gestão democrática é fundamental e determinante para as decisões e relações que engendramos. O momento atual, no qual a Secretaria Municipal de Educação impõe o afastamento de diretores de suas Unidades Educacionais, sem embasamento legal ou educacional, fere o princípio da gestão democrática, além de não respeitar a autonomia das escolas, princípio de extremo valor para o nosso Bairro Educador. 


As determinações de governo impostas sem diálogo, sem considerar as características do território, desrespeitam o trabalho que desenvolvemos. Os efeitos do autoritarismo afetam diretamente a construção de uma educação que promova o desenvolvimento humano em sua plenitude, que articule saberes escolares e não escolares, e que fortaleça a relação entre escola e comunidade. A mesa buscará refletir, portanto, sobre os limites e as possibilidades das políticas da educação integral e da diferenciação dessas para as que temos recebido em nossas escolas. 


Dia 20 de Setembro às 08hs

Local: Estrada das Lágrimas, nº 2385 (EMEF Pres. Campos Salles)


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Mesa 5 - Democracia em risco: neoliberalismo, soberania nacional e os desafios da classe trabalhadora no Brasil


A mesa tem como proposta analisar criticamente os riscos enfrentados pela democracia brasileira diante do avanço do projeto neoliberal em curso. Busca-se compreender como políticas neoliberais, ao privilegiarem a lógica de mercado, a financeirização da economia e a flexibilização das garantias sociais, impactam diretamente a soberania nacional, fragilizam a capacidade do Estado de regular setores estratégicos e comprometem direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores.


Serão debatidas as relações entre neoliberalismo, enfraquecimento das instituições democráticas e perda de autonomia frente a organismos internacionais e grandes corporações. A abordagem também contempla a precarização do trabalho, o enfraquecimento dos sindicatos, as reformas que reduzem direitos sociais e trabalhistas e seus reflexos no aumento da desigualdade social.


O espaço será orientado por análises de conjuntura e rodas de diálogo, estimulando reflexões sobre alternativas para a defesa da soberania, da justiça social e da democracia.


Dia 20 de Setembro às 08hs

Local: Estrada das Lágrimas, nº 2385 (EMEF Pres. Campos Salles)


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Mesa 6 - O que está acontecendo com a Educação de Jovens e Adultos no Bairro Educador?


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta um momento crítico em nosso território. A cada ano, a oferta de vagas diminui, e as escolas lutam para manter viva uma modalidade que é essencial para trabalhadores e jovens que, ao longo da vida, enfrentaram múltiplos desafios sociais e educacionais. Muitas dessas instituições, sem autonomia para promover mudanças estruturais, não conseguem atender plenamente às necessidades de quem deseja estudar — e acaba esbarrando em barreiras que dificultam o acesso à educação. Algumas políticas públicas, como o Programa Transcidadania, estabelecem a frequência escolar como condição para o  acesso e permanência das pessoas atendidas. O fechamento de turmas na educação formal significa não somente mais uma barreira de acesso ao direito à educação, mas também a impossibilidade de acesso a muitos outros serviços que garantem direitos. 


Apesar das dificuldades, nosso território resiste. Movimentos sociais, a UNAS e a comunidade têm articulado estratégias poderosas de mobilização. O MOVA, com sua trajetória histórica de luta pela educação popular, ganha novo fôlego com o Projeto LER, desenvolvido em parceria com o MEC e a UNIFESP.


O cotidiano do MOVA/UNAS e do Projeto LER tem se consolidado como uma ponte concreta entre o desejo de aprender e a garantia do direito à educação. O Projeto LER aprofunda o debate sobre os diversos letramentos — social, digital e em rede — e acompanha de forma crítica o contexto da transição digital que atravessa o cotidiano da educação e que também exclui milhares de cidadãos do exercício pleno da cidadania. Precisamos nos apropriar da importância da literacia digital, que se apresenta como uma alternativa promissora de educação popular na região. Ao conectar saberes comunitários, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas, o projeto amplia horizontes e fortalece o protagonismo das pessoas criando um elo para o ingresso em modalidades educacionais para Educação de Jovens e Adultos. 


Diante desse cenário, esta mesa propõe refletir coletivamente sobre os desafios e os caminhos possíveis para fortalecer a EJA no Bairro Educador. É hora de organizar a luta, construir diálogos e reafirmar que o acesso à educação é um direito — e não pode ser negado.


Dia 18 de Setembro às 19hs

Local: Estrada das Lágrimas, nº 1029 (EMEF Luiz Gonzaga Nascimento Jr)


Realização: UNAS Heliópolis e Região

Apoio: UNICEF, Ministério da Saúde e Governo do Brasil

 
 
 
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