Heliópolis é palco de concerto com acordeonistas tchecos
- Escrito por André Silva | Editor Douglas Cavalcante
- 24 de jul
- 3 min de leitura

No dia 17 de julho, a Quadra da UNAS, em Heliópolis, se transformou em um espaço de encontro entre culturas com a apresentação do grupo tcheco Check Accordion Trio, grupo de acordeonistas da República Tcheca em atividade desde 2017. O evento reuniu dezenas de moradores da maior favela de São Paulo em uma noite dedicada à música instrumental que faz parte da turnê Infinito Acordeon, a segunda realizada pelo trio no Brasil, que tem como proposta ampliar o acesso à música de concerto e expandir os horizontes do acordeon como instrumento de concerto.
O concerto é resultado de uma parceria entre a Biblioteca Comunitária de Heliópolis e a UNAS com o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, que têm se dedicado a construir pontes culturais por meio de iniciativas como essa e fortalecendo o diálogo entre diferentes expressões artísticas e a valorização da arte em territórios periféricos.
“Ver o público de Heliópolis deixando se levar pela melodia de diferentes ritmos é muito enriquecedor.” diz Ângela São José, coordenadora da Biblioteca Comunitária de Heliópolis. “A música como a literatura atravessa fronteiras e quando você permite ela entrar, você pode sentir a conexão com o mundo mesmo sem falar outras línguas. A música é a linguagem que pode nos unir e assim criarmos uma sociedade mais justa.”
“A apresentação provou que a música é uma linguagem universal, capaz de aproximar pessoas de lugares e culturas diferentes, além de ensinar muito de forma leve e espontânea. Mostrou que a música tem o poder de incluir, não de excluir.” diz Věra Matysikova. “Ficamos muito felizes em podermos levar a apresentação do trio a Heliópolis porque acreditamos que a arte e a cultura devem ser acessíveis a todos. Cremos que o nosso encontro ajudou a combater a ideia de que certas manifestações artísticas devem ocupar só as salas de concerto ou palcos de teatros.”
Com extensas experiências em competições internacionais, em interpretação e na carreira pedagógica, o trio tcheco — formado pelos músicos Markéta Laštovičková, Marie Čejnová e Michal Čejna Karban. — levou a Heliópolis um repertório com uma abordagem inovadora de acordeon que atravessa séculos e estilos musicais, percorrendo o universo da música clássica e moderna, ritmos dos balcãs, o tango argentino e o moderno Piazzolla, além de composições originais para mostrar as diversas tonalidades e modalidades do acordeão, instrumento pouco explorado na música clássica, mas muito comum entre os brasileiros através do tradicional baião.
“Foi uma apresentação linda, mágica e nos mostrou a evolução do Tango, o antes e o depois, também nos trouxe a cultura tcheca com a qual não estamos familiarizados e tudo isso aqui, de graça, isso é a cidade educativa, o bairro educador.” conta Quitéria Josefa da Silva, de 53 anos. “A cultura nos enriquece, ela enobrece e ela nos leva, nos transporta à outros lugares e eu me senti um pouco lá [na República Tcheca], essa noite eu fui para outro país diferente.

“Esse trio é simplesmente fantástico, nos levou para países sem que precisássemos sair do lugar.” complementa Angela. “Você via nos olhos deles o quanto estavam felizes em estar em nossa comunidade, trazendo um pouco da sua cultura e a reciprocidade do nosso povo.”













































Comentários