Heliópolis 50 anos | Memórias de um legado de lutas e conquistas

O processo de ocupação de Heliópolis tem origem no início da década de 70, quando chegam as primeiras famílias migrantes do nordeste, bem como os trabalhadores da construção do Hospital Heliópolis e do Posto de Assistência Médica Pam que foram construindo seus barracos no local, além destas, outras 153 famílias foram removidas pela Prefeitura de São Paulo, em 1971, e foram acomodados no território em alojamentos “provisórios”, é neste cenário que surge, o que hoje é a maior Favela de São Paulo. Alojamentos provisórios que se tornaram permanentes, dão o ponta pé nessa jornada de lutas pelo direito à moradia.


Em 2021, Heliópolis completa simbolicamente seus 50 anos. Marcada por lutas, resistências e conquistas, a favela cresceu, e hoje é uma grande referência de organização na sua constante busca por melhorias através da pressão por políticas públicas protagonizadas por seus moradores, lideranças locais e organizações sociais.

Fazer memória desse longo processo de construção foi umas das formas de homenagear a todos os moradores que diariamente lutam através da sua força de trabalho para construção de um bairro que comporte e seja propulsor de toda potência aqui concentrada.

Para celebrar esse marco tão especial, a UNAS lançou uma campanha de resgate dessas memórias em diversas frentes celebrativas. A primeira ação foi a separação e curadoria de fotos do acervo de registros onde o cotidiano dos moradores, alguns fatos marcantes, cenas dos mutirões, assim como das construções de casas e o próprio processo de urbanização, foram contemplados e publicados nas redes sociais toda terça e quinta-feira entre os meses de agosto a dezembro. Muita nostalgia, identificação, trocas de lembranças entre moradores nas publicações, dão o tom da importância de olharmos para o passado, reconhecendo os avanços para valorizar o presente e continuarmos seguindo para construção de um futuro.

Uma segunda etapa das comemorações foi a elaboração de uma coleção de camisetas comemorativas que expressam o amor e orgulho por Heliópolis. A criação das estampas e dos modelos exclusivos foram idealizados e produzidos pela equipe de Comunicação da UNAS. Quatro modelos que expressão de maneira criativa, visual e descontraída, a alegria de comemorar essa data tão simbólica.


Uma outra ação importante foi trabalhada dentro dos projetos da UNAS. As educadoras e toda coordenação dos projetos, cultivaram a temática da história da comunidade resultando em lindos trabalhos que somam na comemoração desta data pelo olhar das novas gerações.


Como toda boa história é formada por novos capítulos, seguimos batalhando por novas conquistas. Crianças, adolescentes, toda juventude, se movimentam em direção a novos ciclos dessa jornada. O protagonismo e o empoderamento farão dessa nova etapa de Heliópolis, uma grande oportunidade de crescimento e reconhecimento das potências, resgatando e fazendo memória de maneira afetiva e fraterna por todos aqueles que começaram a história da cidade do sol.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo