top of page
  • UNAS Heliópolis

A tradicional Corrida e Caminhada de Heliópolis volta a abraçar a Maior Favela de SP

A UNAS recebeu 300 corredores para um verdadeiro “abraço” na comunidade na 15ª Corrida e Caminhada de Heliópolis que depois de dois longos anos de espera, retorna as ruas da Maior Favela de São Paulo estimulando a prática esportiva.

A organização de uma prova de rua é marcada por uma série de desafios, justamente por que dentro da preparação os quesitos organização, segurança, qualidade e acolhimento são priorizados e junto com outros aspectos técnicos e logísticos, dão a largada para um processo intenso de dedicação de pessoas que buscam executar o evento dá melhor maneira possível.


O resultado de toda essa preparação aconteceu no último dia 18 de setembro, onde a UNAS junto com um time de parceiros, dedicaram-se para a realização da 15ª Corrida e Caminhada de Heliópolis. Depois de dois anos de muita espera e expectativa foi possível retomar a celebração da prática esportiva através dessa tradicional prova que tem por sua essência, democratizar a realização da atividade física e esportiva dentro da comunidade, incentivando e proporcionando o acesso ao direito ao esporte, ao lazer tornando-se porta de entrada para mudança de hábitos, o autocuidado com a saúde física e mental de quem à pratica e a integração de atletas de todos os lugares da cidade de São Paulo.


Foram duas semanas para que todas as inscrições pudessem ser preenchidas, o que alegrou e motivou ainda mais a equipe de organização para que essa retomada da prova aqui em Heliópolis, fosse um verdadeiro sucesso, como nos conta Bárbara B. Pinto, coordenadora do Departamento de Projetos da UNAS, que junto com sua equipe, esteve na articulação do evento. “A corrida foi um desafio novo pois realizamos pela primeira vez através da Lei de Incentivo ao Esporte, mas foi extremamente gratificante ter o projeto aprovado, acompanhar cada etapa desse árduo trabalho e ver de perto como tudo aconteceu conforme nosso planejamento. Receber tantos retornos positivos nos faz acreditar que estamos no caminho certo e que na próxima será ainda melhor.”


A Corrida e Caminhada de Heliópolis é realizada tradicionalmente pela UNAS desde 2005. Esse ano a prova reuniu 300 corredores em um percurso de 6,8 km que passou pelas principais vias que circulam a Maior Favela de São Paulo, com diversos pontos de apoio para hidratação e sinalização. Toda a prova foi acompanhada por batedores e por uma equipe médica que estava preparada para dar total suporte aos atletas e equipe de organização. Todos os inscritos receberam um Kit Corrida composto por mochila saco, camiseta e chip para cronometragem do tempo de prova.

A premiação foi distribuída em 7 categorias que contemplaram o melhor tempo de cada faixa etária (feminino e masculino) e também a categoria “morador” premiando também os três primeiros colocados (feminino e masculino) que são de Heliópolis. A média da faixa etária dos participantes foi de 45 anos e o corredor Doroteu Paulo dos Santos foi o atleta mais experiente a participar com 78 anos de idade. No final da prova aconteceu de maneira descontraída e celebrativa, a entrega das medalhas para todos inscritos, onde a interação aconteceu entre corredores amadores, moradores e organização.


Para Adailton Oliveira Santos (50), corredor assíduo e morador da comunidade, a importância da prova perpassa pelos cuidados com a saúde e o estimulo que esse tipo de ação proporciona, pois mobiliza cada vez mais pessoas para prática esportiva, além de favorecer o bem estar, criando laços com outras pessoas, fortalecendo novos vínculos e impulsionando a comunidade dentro do circuito das corridas. “A importância dessa corrida na comunidade do Heliópolis, é tamanha por que vem incentivar a todos os moradores e das regiões vizinhas a praticar uma atividade física, não por estética e sim pela nossa saúde, reduzindo o excesso de stress do dia a dia depois de uma jornada de trabalho e mudando até mesmo nossos antigos hábitos. Parabenizo a UNAS e toda organização pelo lindo evento para nós moradores e para os que vem de longe.”

Nesta edição a corrida contou com patrocínio da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, Smart Fit e CEPIC – Centro de Pesquisa Clínica que por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte apoiaram a realização da Corrida e Caminhada de Heliópolis, além do fundamental apoio dessas empresas, o evento teve ainda o apoio da Air Liquide que doou e auxiliou na entrega de água aos participantes.

173 visualizações
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page