Cleide Alves, presidenta da UNAS, participa do podcast “O Social do Urbanismo”
- Escrito por Douglas Cavalcante
- 9 de mai.
- 2 min de leitura
No dia 16 de abril, foi ao ar o décimo oitavo episódio do podcast “O Social do Urbanismo”, que contou com a participação especial de Cleide Alves, presidenta da UNAS. No episódio, Cleide narra sua trajetória de vida, seu envolvimento na luta por melhores condições de vida em Heliópolis, os processos de engajamento social e o trabalho desenvolvido pela UNAS para a promoção do desenvolvimento integral da comunidade. Ela também compartilha o conceito de “bairro educador”, que orienta as ações realizadas no território.
O podcast, realizado pela Rede Brasileira de Urbanismo Social, foi criado em 2023 com o objetivo de divulgar e disseminar informações sobre o urbanismo social. A proposta é fomentar o debate com pessoas que, mesmo não estando diretamente ligadas à academia ou ao campo do urbanismo, mas que são interessadas por cidades, são interessadas por cidades mais justas, e que estão fazendo principalmente nos territórios vulnerabilizados, grandes transformações — muitas vezes sem nomear essas ações como urbanismo social.
“O podcast ultrapassa as quatro paredes da sala de aula, as quatro paredes de uma palestra. Ele surge do anseio de que as pessoas possam ouvir sobre o tema, adquirir conhecimento, ouvir grandes referências enquanto estão correndo, fazendo academia ou indo para o trabalho”, destaca Denis Pacheco, membro fundador da Rede Brasileira de Urbanismo Social, ao comentar sobre a importância do podcast como ferramenta de disseminação do conhecimento.
O Social do Urbanismo
Em 2025, o podcast O Social do Urbanismo, produzido pela Rede Brasileira de Urbanismo Social e apresentado por Denis Pacheco, ganhou o reforço e a parceria institucional do Centro de Estudos da Cidade Arq.Futuro do Insper.
Comments