top of page
  • UNAS Heliópolis

Há 5 anos, Centro de Cidadania LGBTI da Zona Sul promove ações de diversidade

Inaugurado em Março de 2016 o Centro de Cidadania LGBTI - Edson Néris é administrado pela UNAS em parceria com Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, levando atendimento especializado a população LGBTQIA+ da zona sul da capital. O projeto tem por objetivo combater à lgbtifobia e promover o respeito e à diversidade.


Para Gerohannah Barbosa, gestora do Centro de Cidadania, o espaço tem um importante papel na sociedade "Esse lugar é fundamental na vida das pessoas LGBTI da nossa cidade, aqui é um espaço de acolhida, de escuta e abraço, onde as pessoas LGBTI são atendidas por outras pessoas também LGBTI, que entendem seus anseios e angustias. O Centro de Cidadania é a casa dos sonhos como muitas relatam para nós no dia a dia". O projeto oferece ainda atendimento psicológico, social, assessoria jurídica e orientação sobre os direitos da população LGBTQIA+.

Por ser um serviço essencial, o Centro de Cidadania - Edson Néris segue com os atendimentos presenciais. Além de manter suas atividades o projeto também está atuando no apoio à população LGBTQIA+ que teve sua situação agravada ainda mais pela pandemia. "Mensalmente distribuímos 300 cestas de alimentos e 300 kits de higiene e limpeza" ressalta Gerohannah.


Localizado no bairro de Santo Amaro, o projeto atende toda a região sul da capital, composta por 10 subprefeituras, onde realiza um importante papel de articulação junto com a rede de equipamentos públicos como: UBS's, escolas e serviços socioassistenciais. O centro conta ainda, com o programa transcidadania de inclusão profissional e uma unidade móvel que promove atendimentos e atividades pelas ruas da cidade.


Centro de Cidadania LGBTI - Edson Néris Rua: Conde de Itu, nº 673 - Santo Amaro Segunda a sexta-feira, das 09h às 18h Telefone: (11) 5523-0413


Muitos direitos e vidas ainda são tiradas e não podemos naturalizar isso. A UNAS defende o direito à igualdade, liberdade, saúde, trabalho e à vida de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, queer, drags, intersexuais, assexuais e todas as formas de viver e amar!


814 visualizações
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page