top of page
  • UNAS Heliópolis

Atendimento em período integral para crianças de 4 à 6 anos

A UNAS está lançando uma campanha para mapear a demanda para atendimento em período integral de crianças de 04 à 06 anos. O objetivo é apresentar a demanda a Secretaria de Educação para criação deste serviço na região.


Uma das principais demandas das famílias moradoras de Heliópolis e comunidades periféricas do entorno em relação a educação infantil é a criação de um espaço que possa atender em período integral às crianças de 04 à 06 anos. As crianças nesta faixa etária estão migrando dos CEIs - Centros de Educação Infantil para EMEIs - Escolas Municipais de Educação Infantil. O principal desafio e reinvindicação das famílias está por conta da redução no horário de atendimento, que nos CEIs acontece das 07hs às 17hs e nas EMEIs acontece em meio período, ocasionando uma série de impactos no cotidiano das famílias em vulnerabilidade.


Para Mara Lima, 32 anos um equipamento de período integral seria muito importante pois: "Tenho dois filhos, hoje nem faço hora do almoço direito, porque saio correndo para buscar o mais novo na escola e levá-lo para casa. Hoje meu filho mais velho de 13 anos, cuida do mais novo, em algumas ocasiões cheguei até a levar o Lorenzo de 5 anos ao meu trabalho por não ter alguém para cuidar dele". relatou à auxiliar de limpeza e moradora de Heliópolis.


Outra mãe atendida por EMEI que nos relata suas dificuldades no cotidiano é Laila Barsosa, 23 anos que diz "Eu não tenho condições de pagar alguém para ficar com meu filho, além de não confiar em deixar com qualquer pessoa, que não seja a escola. Estava fazendo alguns bicos, mas hoje eu não posso mais, estou sem trabalhar por que eu preciso cuidar dele".


Então para atender essas demandas de atendimento de período integral as crianças com idade entre 4 e 6 anos, a UNAS está articulando a implementação de um novo modelo de equipamento, que junta a Creche e o EMEI. Você que tem filho, filha ou é responsável por um criança e deseja esse projeto para nossa comunidade, Clique Aqui e preencha o cadastro para mapearmos a demanda e podermos apresentá-la ao poder público para implementação deste serviço em nossa comunidade.

 

Encontro com a Secretaria de Educação


A UNAS realizou no dia 03 de Junho uma reunião com Bruno Corrêa, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, a fim de apresentar as demandas relacionadas a pasta como: Criação de espaços para atendimento à demanda de crianças com idade entre 4 e 6 anos em período integral, Criação de dois Centros de Educação Infantil no terreno dos Redondinhos em Heliópolis - como previsto no projeto arquitetônico original criado pelo arquiteto Ruy Ohtake com participação da UNAS, reformas de unidades de educação infantil da região e o aumento do investimento na alfabetização de jovens adultos. No encontro Bruno foi muito solicito às demandas apresentadas.


1.097 visualizações
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page