top of page
  • Escrito por Wallace França | Editor Douglas Cavalcante

Arraial da UNAS reúne pessoas de várias idades para celebrar a regionalidade do Brasil

Ampliando um pouco mais os festejos regionais dos meses de junho e julho, a UNAS, através da organização e articulação dos Movimentos Populares, realizou nos dias 04 e 05 de agosto o tradicional Arraial da UNAS, marcando as celebrações da cultura popular que acontece por todo o Brasil. Aqui em Heliópolis não poderia ser diferente tendo em vista que o território é composto por migrantes das diferenças regiões do país, com sua maioria do norte e nordeste do Brasil, potencializando a importância da realização de uma festa que traduz regionalismo, memória e cultura, elementos fundamentais que definem a população da Maior Favela de SP.

A festa que começou por volta das 18 horas da sexta-feira (04), contou com uma grande organização muito antes do início do Arraial com a montagem das barracas, do palco e claro, da decoração da Rua da Mina com bandeiras coloridas dando o toque especial para os festejos. A mobilização não acontece apenas nos dias da festa. As coordenações dos Movimentos de Base da UNAS reúnem-se em diversos momentos para articular os detalhes da festa como as datas, atrações, mas principalmente para convocar a comunidade para participar da composição das barracas, fortalecendo a economia solidária e a geração de renda para cerca de 20 pessoas que assumiram a venda das comidas típicas, bebidas, artesanato e até brincadeiras para criançada.

“Essa chance de colocar minha barraca aqui na festa da UNAS chegou em uma excelente hora. Tenho experiência na venda de bolos e até inclui pratos salgados para complementar minha barraca. Estou feliz por fazer parte dessa organização por que trabalho e me divirto ao mesmo tempo com todo esse movimento das pessoas aqui do bairro”, destaca Ana Paula, moradora da Rua da Mina e uma das mulheres que montaram uma barraca na festa.

O Arraial da UNAS contou com apresentações culturais conduzidas pela Biblioteca Comunitária de Heliópolis. Muita música ao vivo, intervenções culturais como poesia e dança, deixaram a primeira noite ainda mais alegre. O clima agradável tomou conta das pessoas que participaram do evento como nos conta Penélope Cândido. “Estou amando esse clima bem gostoso, as músicas estão ótimas. Tem muita comida bacana com vários tipos de pratos típicos, estou adorando. Aqui na festa tem de tudo, muito diversificado, desde de lembrancinhas para um presente, coisas pra você, comida, doce, acarajé, muitas manifestações culturais o que deixou nossa noite ainda mais agradável.”

“A festa está linda, venham todos. Tem criança, tem avó, tem neto, tem muita gente feliz aqui, e ter a comunidade como aliada da UNAS na realização de uma grande festa regional, nos motiva a continuar buscando formas de reviver e também de criar novas memórias desse território que tanto amamos.” Cleide Alves, presidenta da UNAS.


113 visualizações
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page