top of page

A favela no centro das transformações: UNAS celebra três décadas de encontros e resistência

  • Escrito por André Silva
  • há 1 dia
  • 5 min de leitura

30º Encontro da UNAS reuniu lideranças políticas e reafirma compromisso com Heliópolis


A UNAS Heliópolis e Região realizou, no dia 5 de dezembro, o 30º Encontro da UNAS no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, reunindo trabalhadoras, trabalhadores, parceiros e outros companheiros de luta. Sob o tema “A favela no centro das transformações econômicas e sociais”, o encontro promoveu um espaço de reflexões sobre o protagonismo das favelas nas discussões políticas e sociais.


Cleide Alves, presidenta da UNAS, abriu o encontro ao lado do presidente de honra, João Miranda, onde ambos destacaram a importância da força unida dos profissionais que atuam diretamente nos 60 projetos realizados ao longo de 2025. "Eu fico imaginando como seria tudo isso se não fossem vocês ali na linha de frente." afirma Cleide, ao citar também as violações constantemente sofridas pelos territórios periféricos, sobretudo à violência sofrida pelas mulheres, em sua fala, ela também destacou a união de forças para existir e resistir. "Vamos dar as mãos e vai uma segurando a mão da outra contra essas violências."


ree

Ainda no discurso de abertura, Cleide também comentou sobre a importância das parcerias da UNAS na contribuição para o desenvolvimento de Heliópolis e da região, ressaltando que estes aliados vão além do papel de financiadores, atuando junto da UNAS como “parceiros humanos".


O trabalho realizado pela UNAS no ano ganhou destaque na apresentação do Balanço de 2025, evidenciando a força das redes de apoio articuladas pela organização, que hoje impactam mais de 8 mil pessoas todos os meses. Também foram apresentadas as ações que mobilizaram Heliópolis e Região durante o ano, reforçando o compromisso contínuo da UNAS com o desenvolvimento do território. Para dar ainda mais força ao Balanço, Cleide Alves convidou trabalhadoras e trabalhadores ao palco, evidenciando, por meio de suas vivências, o impacto concreto das ações no cotidiano.


Braz Nogueira, vice-presidente da UNAS, abriu a tarde do encontro retomando os cinco princípios norteadores da UNAS, destacando a forma como se materializam no cotidiano do território. Em sua fala, Braz comentou da importância de manter uma atuação coerente e comprometida diante dos desafios constantemente enfrentados, buscando o fortalecimento da consciência social.


ree

Parceiros reforçam compromisso social em Heliópolis e ressaltam trabalho da UNAS


O Deputado Estadual Emídio Souza subiu ao palco para enaltecer o trabalho desenvolvido pela UNAS e o papel fundamental que cada profissional desempenha em seus respectivos projetos. Em sua fala, reforçou ainda o compromisso com o território e sua atuação na linha de frente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em seguida, a Deputada Estadual Professora Bebel destacou a UNAS como um exemplo de entidade construída por “corações e mentes”, ressaltando a centralidade da educação e o protagonismo da juventude na continuidade da luta pela democracia.



Eduardo Suplicy, também Deputado Estadual de São Paulo, comentou sobre a importância da implementação de uma renda básica de cidadania que recentemente foi tema do projeto e do livro Renda Básica em Heliópolis. A renda básica também foi comentada por Leandro Ferreira, assessor do vereador de São Paulo, Nabil Bonduki, reforçando também o compromisso com o trabalho da UNAS. Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, Alfredinho, Deputado Federal por São Paulo e Dheison Silva, vereador de São Paulo também comentaram sobre a UNAS como referência na luta social.


O Encontro promoveu uma análise de conjuntura reunindo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, a presidente do Instituto Lula, Ivone Silva e o Mestre em Ciências Sociais, Sérgio Ribeiro, em falas que enalteceram a defesa da democracia diante dos ataques ao estado democrático de direito, reforçando a importância da soberania popular e nacional, mas também comentando sobre os demais desafios que atravessam o Brasil politicamente e socialmente, como as políticas em defesa das mulheres e à classe trabalhadora, a violência policial nos territórios periféricos e o neoliberalismo digital.


O Encontro contou com as falas de parceiros de luta, Moisés Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, dissertou sobre o processo de luta da classe trabalhadora e o anseio pela igualdade, afirmando que “somos nós quem produzimos as coisas boas; é injusto. Nós não queremos a divisão de pobreza, nós queremos a divisão de riquezas”. Felipe Gonzalez, Oficial de Inovação da UNICEF Brasil, comentou sobre o trabalho realizado com os adolescentes atendidos pelos projetos em Heliópolis, destacando a relevância dessas ações e dos novos projetos realizados com a UNAS para 2026 como mecanismo para o fortalecimento do território.


ree

Apresentação de crianças e adolescentes dos CCAs provocam reflexão com intervenções artísticas


Os adolescentes atendidos pelo projeto Garoto Cidadão, realizado pela UNAS em parceria com a Fundação CSN, agraciaram a manhã com a apresentação do SaltimHelipa, uma releitura de Os Saltimbancos, musical de Chico Buarque. A adaptação narra a jornada de quatro animais que se uniram em busca de liberdade e dignidade, contextualizando pontos do cotidiano, como à desvalorização e a exploração dos trabalhadores, o capitalismo esmagador e excruciante, a consciência e luta de classe e direitos trabalhistas.


A presença desleal da polícia em Heliópolis e em outros territórios periféricos foi o eixo da apresentação do Centro para Criança e Adolescente – Lagoa. Por meio da música, as crianças chamaram atenção para as vítimas de violência policial, mencionando inclusive a recente ação brutal ocorrida no Rio de Janeiro. Em um gesto de força e expressão coletiva, o grupo realizou um minuto de silêncio em homenagem a todas as víti

mas. Logo após, retomaram a apresentação com um cântico impactante, ecoando a defesa dos direitos humanos, recebendo aplausos de pé de todo o público presente.


O Centro para Criança e Adolescente – Aziz Ab Saber, encantou à todos com a apresentação de uma percussão contagiante e que cantava acerca das vivências das crianças e adolescentes que moram na Água Funda.



A tarde do Encontro foi marcada pela apresentação das equipes que conduzem os 60 projetos e serviços desenvolvidos ao longo de 2025. Representantes dos Centros de Educação Infantil (CEIs), dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), dos Projetos e Serviços e dos Movimentos de Base da UNAS subiram ao palco para compartilhar um balanço de suas ações, evidenciando resultados, aprendizados e desafios. O momento reforçou a força do trabalho coletivo e o compromisso desses segmentos em promover o desenvolvimento do território, valorizando práticas que impactam diretamente a vida de mais de oito mil pessoas atendidas mensalmente. 


Ao final do 30º Encontro da UNAS, a diretoria subiu ao palco para enaltecer o trabalho realizado por todos as trabalhadoras e trabalhadores presentes, reforçando também a importância da realização encontro em questão, como um espaço de celebração e também de reflexão diante das vivências e resistências. “A gente precisa comemorar, a gente precisa celebrar. Precisamos falar sobre tudo isso aqui, sobre as coisas que nos fazem felizes e nos fazem sofrer.” explicou Cleide.


O projeto Garoto Cidadão 14+ marcou o encerramento do 30º Encontro da UNAS com uma vibrante roda de samba que tomou conta do salão e transformou o momento final em uma celebração coletiva, com todos envolvidos em uma verdadeira explosão de energia, alegria e pertencimento em um ano repleto de trabalho, de muita luta, mas de muitas conquistas.


Toda a celebração do 30º Encontro da UNAS contou com uma apresentação calorosa e emblemática pelos mestres de cerimônia Wallace França, Milena Carrari e Raphael Farias.


ree



 
 
 

Comentários


Posts Recentes
Arquivo

Ligue:

(11) 2272-0140

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº 38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

  • LinkedIn

DOE AGORA

Siga a gente 

melhores ong 2020.png
melhores ongs 2017.png

© 2025 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados 

bottom of page