top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

A participação das crianças na construção do trabalho pedagógico transformam vidas: conheça a histór

Com 13 anos de idade, Jeferson Ruan Oliveira de Miranda é uma das crianças que diariamente participam das atividades do CCA - Centro para Criança e Adolescente, da UNAS. Morador da região, Jeferson já está há quatro anos participando do CCA Mina e conta que sua vida mudou muito desde que entrou na instituição. “Acho muito legal, não tinha nada para fazer em casa, e minha mãe me colocou no CCA. Aqui tenho colegas novos, tem educação física, tem um Telecentro pertinho onde fazemos pesquisas na internet... Gosto também das oficinas de hip-hop, de pintar, desenhar, do futebol e das rodas de conversa. São várias atividades, gosto muito”, conta Jeferson.

Para ele, a vida mudou bastante desde que entrou no CCA, pois está mais tranquilo e responsável por suas próprias atitudes. “Fico menos tempo na rua. Vou pra escola, depois CCA”, explica, destacando que sua forma de se relacionar com as pessoas e com a família melhorou muito. Após três anos, inclusive, Jeferson ingressou na comissão de educandos/as do CCA. “Participamos das reuniões nas segundas-feiras, conversamos sobre como está o projeto, o que queremos para o CCA, quais brincadeiras e atividades novas, planejamos como serão essas atividades e como vamos integrar toda a turma. Conversamos também sobre quando há algum conflito ou desentendimento, para resolvemos na comissão”. Nas últimas semanas, um dos temas debatidos foi o dos direitos humanos e sua importância para vivermos melhor. Jeferson afirma que se pudesse mudar algo no mundo seria “as formas das pessoas tratarem os outros, o racismo e a violência do homem contra a mulher”.


 

A UNAS administra 11 CCAs em Heliópolis e Região, e por eles atende diretamente 1470 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. O trabalho realizado pelos CCAs é fundamental para transformar vidas como a de Jeferson e de tantas outras pessoas que têm seus direitos efetivados por meio de projetos sociais e politícas públicas.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page