top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Balanço de 2018 | Ao longo do ano a UNAS desenvolveu 55 projetos sociais que impactaram a vida de 46

Em 2018, a UNAS novamente manteve sua excelência no atendimento à população e prestação de serviços. Isso foi expresso por novas conquistas: recebemos o Prêmio Milton Santos da Câmara Municipal de São Paulo, que visa reconhecer publicamente projetos ou iniciativas que promovam formas locais de organização e desenvolvimento social no município de São Paulo. Além disso, inauguramos, em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Paulo, o Centro de Educação Infantil (CEI) Sítio Caraguatá, no Parque Bristol, com atendimento para 112 crianças.


“Obtivemos um crescimento significativo na região do Parque Bristol, com um novo CEI, em um local onde não existia equipamento público. Esta foi uma luta do movimento Hip Hop e UNAS. Diante do cenário que vivemos, de muito retrocesso que possa vir, que com certeza impactará diretamente a nossa luta, precisamos estar mais juntos e conscientes do nosso papel”, afirma Buiu, diretor da UNAS. Além da inauguração da nova CEI a UNAS ainda ampliou o atendimento às crianças da comunidade com a mudança de prédio dos CEI's Paulo Freire e Girassol, oferecendo mais vagas e infraestrutura.


Outra conquista foi o Centro de Defesa e de Convivência da Mulher – CDCM, que em breve será inaugurado na região do Ipiranga. Para Lídia Coordenadora do Movimento de Mulheres de Heliópolis e Região "O CDCM é uma luta de anos e que finalmente conquistamos, um serviço que vai atender 100 mulheres vítimas de violência, trabalhando a questão da autonomia financeira, acompanhamento psicológico dessas mulheres e jurídico”.

Lídia destaca ainda que, para as mulheres de Heliópolis, o centro é um grande ganho, sobretudo com o aumento do feminicídio, “que está acontecendo nos últimos meses de forma tão absurda. Fazia tempo que não víamos esses casos de mulheres sendo assassinadas em nossa comunidade, infelizmente é um retrato do que está acontecendo em nível nacional”.



 

“Foi um ano de muita dificuldade para que mantivéssemos os projetos em funcionamento, por conta dos cortes na área da assistência social, e atrasos constantes de repasses dos nossos convênios. Mas nada disso foi capaz de impedir a qualidade de prestação de serviços em nossos espaços”, complementa Buiu.


Com isso, a UNAS chega ao final de 2018 com 46 mil pessoas atendidas diretamente no ano, desenvolvendo 55 projetos sociais ao longo do ano, com 800 trabalhadoras/es diretos atuando em 10 frentes – Educação, Assistência Social, Cultura, Saúde, Movimentos Sociais, Esporte, Moradia, Empreendedorismo, Juventude e LGBTI+.



São 40 anos de impacto, com forte legitimidade social e rede de parceiros e apoiadores. A UNAS segue em luta para transformar Heliópolis e região em um bairro educador, em defesa dos direitos sociais e da nossa Constituição. “Em 2018, tivemos um saldo efetivo de entendimento da importância da luta de classes”, afirma João Bosco, secretário geral da UNAS, com a confiança de que em 2019 a UNAS se manterá forte e engajada por um Brasil verdadeiramente democrático.

 

"Chegamos ao final de 2018 com muita força e disposição para lutar em defesa dos nossos direitos e da nossa Constituição. O Brasil passa por um momento muito difícil de sua história, com crescimento do desemprego, da miséria, do trabalho informal, redução dos direitos trabalhistas e uma série de ataques contra nossa soberania. A projeção para 2019 não é diferente. Diante disso, nossa principal tarefa é fazer mais e melhor aquilo que já fizemos em 2018: articular as lutas, resistir juntos, em solidariedade. É preciso que o povo saiba se organizar e lutar em defesa de nossos direitos e da retomada de um projeto de desenvolvimento e inclusão social para o Brasil. Precisamos ocupar todos os espaços para fazer valer a nossa voz! É com a certeza de que podemos resgatar a esperança de viver em um país justo, solidário, democrático e popular que seguiremos em marcha. A UNAS deseja boas festas e um Feliz Ano Novo a todas e todos, com muita luta e forças para barrar retrocessos e retomar o caminho de transformação social" afirma Antonia Cleide Alves - Presidenta da UNAS

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page