top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

UNAS se reúne com SMADS para cobrar continuidade dos serviços e questionar atrasos no repasse de rec

Na última segunda-feira (04/09), a Presidenta da UNAS, Antônia Cleide Alves, e o Diretor de Relações Institucionais da UNAS Nazareno Antônio da Silva (o Buiu), foram recebidos pelo chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS), José de Castro. A reunião foi agendada em resposta a uma solicitação de audiência encaminhada pela UNAS em 16/8 ao Secretário da SMADS, Felipe Sabará, para tratar de atrasos no repasse de recursos aos projetos sociais desenvolvidos pela UNAS em parceria com a SMADS e da continuidade dos serviços.


Na reunião, os representantes da UNAS falaram sobre os riscos de fechamento de diferentes equipamentos, tais como os Centros para Crianças e Adolescentes (CCA's), os Serviços de Assistência Social a Família (SASF), de Medida Socioeducativa (MSE's) e o Centro Dia do Idoso, devido aos constantes atrasos nos repasses mensais de recursos que mantêm serviços e programas conveniados com a SMADS. A falta de verbas implica em atraso no pagamento de salários, na compra de alimentação e na manutenção geral dos projetos, além de trazer insegurança e incerteza para as crianças, pais e a comunidade quanto às intenções da Prefeitura com relação à continuidade desses importantes projetos em Heliópolis e na cidade de São Paulo.


Diante disso, Cleide ressaltou a importância de manter os serviços em funcionamento, e afirmou que “é preciso ter diálogo permanente da Prefeitura com as entidades que mantêm os projetos sociais na cidade de São Paulo, inclusive garantindo o reajuste das verbas para contemplar o dissidio dos trabalhadores, a manutenção dos convênios e a qualidade dos serviços”. Além disso, os representantes da UNAS destacaram a importância de ampliar os investimentos sociais, sobretudo nas áreas de juventude e mulheres. Cleide enfatizou a necessidade de um centro de defesa da mulher, que faça busca ativa e contribua com o combate à violência contra a mulher, além de reivindicar a ampliação do CCA Plácido de 60 para 120 atendidos, com a construção de mais duas salas.

O chefe de Gabinete afirmou que não haverá interrupção de nenhum serviço e a renovação de convênios não será mais a cada 30 dias, conforme vinha ocorrendo nesta gestão. Os convênios vencidos, que eram renovados em audiência pública a cada cinco anos, assarão a ter duração de 12 meses. Castro reconheceu os atrasos nos repasses das verbas para a UNAS e demais entidades, mas alegou problemas de fluxo de caixa na SMADS e garantiu que o problema será solucionado gradativamente. De acordo com ele, até 2018, os problemas não voltarão a se repetir. No entanto, afirmou que não há recursos financeiros disponíveis para novos projetos.

Por fim, Castro foi convidado por Cleide e Buiu para visitar os projetos em Heliópolis e região. A UNAS reafirma seu compromisso com a luta pela manutenção e ampliação dos programas e projetos sociais ligados à SMADS, em Heliópolis e Região, e na cidade de São Paulo, fortalecendo sua articulação junto ao Fórum de Assistência Social de São Paulo, ao CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao COMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.

Firmes na Luta, a Vitoria é de todos e todas!














Cleide - Presidenta da UNAS, Buiu - Diretor de Relações Institucionais e Jose Castro chefe de gabinete da SMADS

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page