top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Foliópolis - Carnaval e Direitos Humanos

Desmistificando a ideia que carnaval e só curtição e fantasia, nós da UNAS trouxemos o tema para dentro de nosso PPP – Plano Político Pedagógico, buscando aprofundar o debate dentro de nossos projetos com a questão: Como a tradicional festa da cultura popular brasileira tem relação com a luta por garantia de direitos?


Pensando sobre o tema, concluímos que o Carnaval dentro da periferia é um instrumento de direito a cidade – ocupação do espaço público. Isso para nossa realidade é o acesso de crianças e adolescentes à espaço que por muitas vezes lhe são negados, hora pelo crescimento das favelas, sem áreas para lazer e cultura destinada a juventude, e hora pelo não reconhecimento do direito a ocupar esses espaços. Daí que a 7 anos surgiu o Foliópolis.


O Foliópolis é uma ação organizada por nós da UNAS com as crianças e adolescentes atendidas em nossos CCA – Centro para Criança e Adolescente, com o objetivo de resgatar a ideia dos antigos blocos de carnaval com viés da reflexão e reivindicação pelos direitos humanos tendo como principais protagonistas os jovens participantes.

Nesta ano o Foliópolis aconteceu em quatro regiões – Favela de Heliópolis, Jardim Maristela, Favela do Boqueirão e Jardim São Saverio reunindo mais de 1000 participantes, neste processo de organização os jovens tiveram oficinas de percussão e debates sobre direitos humanos.

Um exemplo de direito a cidade fica na ação realizada dentro da Favela de Heliópolis, pois o trajeto é pensado pelas equipes e os jovens, que caminham de cada projeto até se encontrarem na “cinco esquinas” – região de Heliópolis conhecida por reunir grandes bailes funk, e que não oferece estrutura para as festas, com isso geram muitos outros problemas para os moradores. Então o Foliópolis decidiu que este espaço seria o palco da confraternização das crianças participantes, pois é um espaço onde os diálogos sobre direitos humanos devem ser fortalecidos.


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page