top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Garantindo Direitos e Transformando Vidas

"Que diferença faz morrer aos poucos ou morrer lutando? Eu prefiro morrer lutando!", frase de Genesia Ferreira da Silva Miranda uma daquelas mulheres nordestinas e guerreiras, de posicionamento forte e com um coração gigante. Daria uma bela personagem a qualquer livro, mas é uma história real, e uma das histórias que compõem a luta dos moradores das periferias brasileiras.


Junto a história de Genesia existe muitos: João, Maria, Geraldo, Cleide e tantos outros, mas em Heliópolis essas histórias e pessoas se uniram a fim de lutar contra as desigualdades que nosso país produz.

Heliópolis

A favela de Heliópolis tem seu início entre os anos de 1971 e 1972 quando a Prefeitura de São Paulo retira 153 famílias de áreas ocupadas na favela da Vila Prudente e Vergueiro, com a intenção de fazer vias públicas e as acomoda em alojamentos “provisórios” em um terreno na época pertencente ao IAPAS - Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social


No início da década de 80 Heliópolis já é uma das grandes favelas de São Paulo ao abrigar trabalhadores e trabalhadoras de bairros industrializados do Ipiranga como a Vila Carioca e de grandes empresas da região do ABC, além da grande migração de pessoas vindas do Norte e Nordeste do país que compunham a maioria dos moradores.

Para combater as desigualdades em Heliópolis, lideranças comunitárias da favela (ano de 1986) se mobilizaram para dialogar com o Poder Público, que em muitas vezes se recusou a receber os moradores, pois eles não teriam “representatividade” para cobrar as iniciativas propostas. Ao passar dos anos em meio a tantas batalhas e reivindicações, os moradores decidem se fazer representar por meio de uma associação, daí o surgimento da UNAS, como a união dos moradores de Heliópolis em uma organização social com objetivo de lutar por garantia de direitos e efetivação de políticas públicas.


A bandeira de luta na época era pelo direito à moradia e reconhecimento de posse da terra, mas ao longo dos anos as necessidades da comunidade se ampliaram - saneamento básico, saúde, educação e tantas outras.


Hoje 30 anos após o início da organização dos moradores e 26 anos de atuação da UNAS avançamos em muitas frentes, ampliamos nossas ações para outros bairros periféricos da região como: Parque Bristol, São Saverio, Boqueirão, Água Funda, Jardim Maristela, Jardim Clímax, Vila Brasilina e Cursino. Os avanços obtidos nessas comunidades se deram pela luta diária travada durante anos e também pela soma de grandes parceiros, que acreditam na mudança que projetos sociais e oportunidades proporcionam na vida de tantas pessoas.


Atualmente impactamos diretamente 12 mil pessoas por mês – entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com projetos sociais nas áreas de Educação, Assistência Social, Empreendedorismo, Cultura, Saúde, Esporte, Moradia, Mulheres, LGBT e Juventude.

Nossos Desafios:

Ainda há muito o que ser feito, necessitamos fortalecer as ações com a juventude, o empoderamento das mulheres, a efetivação de acesso a saúde, desenvolvimento do empreendedorismo comunitário e sustentável, ampliação de projetos e ações no combate à violência em suas mais diversas formas, ao preconceito e a intolerância, efetivação de fomentos ao esporte e a cultura dentro das periferias, além de continuar contribuindo com uma educação emancipadora.

201 visualizações
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page