Qualidade de vida na melhor idade

Centro Dia para Idoso Nelson Mandela

Segundo dados do IBGE, o distrito do Sacomã tem 248.997 habitantes, sendo que 11,44% são de pessoas com idade superior a 60 anos. Preocupada com o grande número de casos de violação contra pessoas idosas, a UNAS assinou convênio com a SMADS - Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e deu início, em Setembro de 2015, ao projeto Centro Dia do Idoso Nelson Mandela. Este projeto tem por objetivo atender e possibilitar ao idoso proteção social especial, com visitas e ações que promovam a sua inclusão, por meio do fortalecimento das relações familiares, além de cuidados específicos que garantem uma qualidade de vida melhor a pessoa idosa.

O Centro Dia do Idoso conta com 22 colaboradores em sua equipe, entre assistente social, psicóloga, nutricionista, cuidadores, terapeutas, cozinheiras e auxiliares de cozinha e limpeza. Além disso, atuam no centro oficineiros da própria comunidade que desenvolvem atividades recreativas e lúdicas. Uma das idosas beneficiadas do projeto e participante das oficinas é Dona Edith Gomes da Silva, 85 anos - “Eu gosto de tudo, como os exercícios de pintura, dança, atividade de palitinho, temos muitas atividades aqui. Gosto muito de forró, eu danço muito com as meninas. Relembro a minha juventude quando saia para os bailes".


"Antigamente tinham muitos barracos, hoje em dia nem tem quase barracos de madeira por aqui. Através da dona Maria tive a oportunidade de conhecer a UNAS e fomos lutar pela conquista da moradia, queriam tirar a gente daqui, e mandar para longe. Então fazíamos assembleias para unir o povo e tirar as estratégias, participei desde do inicio dessa luta de Heliópolis e hoje estou aqui como beneficiada de um projeto da UNAS que vi sendo construída".


“Agradeço muito a UNAS e as companheiras que lutaram para conseguirmos tudo isso que conquistamos em Heliópolis, hoje estou nessa idade tendo a oportunidade de desfrutar do Centro Dia graças a essas lutas, quero realmente agradecer a todos aqueles que trabalham para proporcionar essas oportunidades aos idosos”.

Edith Gomes da Silva, 85 anos


O projeto beneficia 30 idosos da comunidade oferecendo atividades de artesanato, pintura, yoga, música, leitura, jogos, teatro e dança, além de todo acompanhamento da equipe de psicólogos, assistentes sociais, nutricionais e cuidadores. O público atendido é encaminhados pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social e CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.


O Centro Dia do Idoso é um novo desafio para a UNAS, pois trabalha um eixo que antes não era desenvolvido diretamente pela instituição, e hoje é um projeto essencial no fortalecimento das relações e cuidados com o público idoso da periferia, que muitas vezes, se vê sozinho em casa, sem acompanhamento ou cuidados, além da falta de atividades que agravam o sedentarismo.

O Centro Dia do Idoso Nelson Mandela fica localizado na Av. Almirante Mariath, nº 38.

Esquina com Av. Almirante Delamare Telefone: 2062-7906

email: mandela.unas@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Ligue:

(11)2272-0140

(11)2272-0148

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº 38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

DOE AGORA

Siga a gente 

© 2020 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados