top of page
  • UNAS Heliópolis

Lugar de Mulher é onde ela Quiser!

II Seminário de Empoderamento Feminino – Mulheres em Espaços de Decisão e Poder

Em meados de 1827 surge a primeira lei que nos permite frequentar escolas elementares, em 1879 nos foi permitido estudar em instituições de ensino superior, em 1887 a primeira médica do Brasil estava se formando. Tivemos nosso direito ao voto em 1932, a delegacia de atendimento especializado em mulher surge em 1985. Para finalizar, em 2010 temos a primeira presidenta do Brasil.

Ao longo dos anos fomos conquistando nosso espaço, descobrindo nossos direitos e continuamos lutando pela igualdade. O II Seminário de Empoderamento Feminino, organizado pelo Movimento de Mulheres de Heliópolis e Região, atuante na UNAS, aconteceu no dia 13 de maio. Trabalhamos o tema Mulheres em Espaços de Decisão e Poder, com o intuito de nos fazer refletir sobre as práticas sociais, diferenças de gênero e direitos humanos. Tivemos a presença dos convidados Luciana Temer, Alexandre Padilha e Sara Siqueira.

Luciana Temer contou que antigamente a violência doméstica, quando denunciada era considerada apenas como uma lesão corporal, afinal não havia a lei maria da penha, que surge apenas em 2006. “A autonomia da mulher é fundamental para o seu empoderamento”.. Concluiu após falar sobre a desigualdade de gênero registrado pelo IDH – índice de Desenvolvimento Humano. E terminou falando sobre o lugar da mulher no mercado de trabalho.

Indira Gabriela, 21, militante do Movimento de Mulheres, fala sobre a importância de ter um espaço para discutir sobre o empoderamento feminino. É importante que a sociedade abra espaço para a discussão de gênero para combater o assédio contra as mulheres e essa ideia que o sistema patriarcal impõe de que as mulheres devem obedecer aos homens. A gente vê exemplos e consequências desse sistema todo dia. Deve ser aberta a discussão para entender o que é a representatividade, a igualdade de gênero, a igualdade salarial e tantas outras coisas que precisamos lutar para conquistar.Após começar a frequentar as reuniões do movimento, Indira conta que se sente livre para ser o que é, ela sabe rebater quando a ofendem e tentam tirar seus direitos.

Uma das missões da UNAS é transformar Heliópolis em um bairro educador, por isso é aberto discussões como esta. No primeiro parágrafo desse texto vimos a evolução das conquistas das mulheres brasileiras, mas ainda é pouco, temos muito o que conquistar, temos muito para discutir e temos muitos motivos para lutar.

"Companheira me ajuda

Que eu não posso andar só

Eu sozinha ando bem

Mas com você ando melhor".

Entre nessa roda e participe das reuniões do Movimento de Mulheres, que acontecem todo primeiro sábado do mês das 09hs às 12hs na Rua Flor do Pinhal, 02 - Heliópolis.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page