top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Derrubando Muros

CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli: mais um ano de participação e luta popular

Em 29 de abril de 2016, o CEU Heliópolis Profª. “Arlete Persoli” comemorou seu primeiro aniversário. Inúmeras são as razões para comemorar, mas a dimensão dessa conquista só se revela retomando mais de 20 anos de história. Foi por meio de muita luta da comunidade organizada, representada pela UNAS, com o apoio do poder público, representado pelo prefeito Fernando Haddad, que a transformação do Centro de Convivência em Centro Educacional Unificado se concretizou. O CEU Heliópolis passou a compor um programa que integra toda a cidade de São Paulo, e manteve seu compromisso com a gestão democrática, feita pela comunidade e para comunidade.



Manteve, pois, o Centro de Convivência já era fruto da união entre comunidade organizada e escola, e sua construção foi resultado de uma articulação entre UNAS e EMEF Presidente Campos Salles em prol da luta por uma educação transformadora. Durante esses últimos 20 anos, a EMEF Presidente Campos Salles derrubou suas paredes reais e simbólicas e integrou-se à comunidade na luta pela garantia e consolidação de direitos. Concomitantemente, a UNAS também passou por uma transformação, por meio dessa articulação com a escola. Sua principal bandeira de luta, que era o acesso à moradia digna se ampliou para uma luta pela educação. Esse movimento, no entanto, não se deu ao acaso, foi construído dentro de um processo que intensificou o entendimento de que a educação deve ser prioritária, uma vez que ela é o eixo condutor e organizador da comunidade para o enfrentamento e luta pela efetivação dos direitos ao trabalho, à saúde, à moradia, ao transporte, à cultura, ao lazer e outros.


Desse encontro entre escola e comunidade organizada nasce, então, o sonho de transformar Heliópolis em um Bairro Educador. Esse sonho é incorporado à missão da UNAS e ao projeto político pedagógico da EMEF Pres. Campos Salles e são constituídos cinco princípios: tudo passa pela educação, as escolas e projetos como centro de liderança, autonomia, solidariedade e responsabilidade. Esses cinco princípios da escola passam a ser, então, os cinco princípios do Bairro Educador. O CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli nasce então dessa parceria e em meio a esse movimento que vem ganhando força e contagiando outros equipamentos educacionais e socioculturais da comunidade, bem como os moradores, as famílias e, principalmente as crianças e jovens.

Foto: Mateus Bruxel / agência RBS


Compartilhando desses mesmos princípios, o CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli trabalha a partir de alguns eixos essenciais: a Educação Integral, o Protagonismo Infanto-Juvenil, a Gestão Democrática e a Descolonização do Currículo. As seis escolas (3 CEIS, EMEI, EMEF e ETEC), a biblioteca, a torre da cidadania, o Centro Esportivo e o Laboratório Público de Fabricação Digital estão todos integrados e articulados no espaço e no projeto do Bairro Educador. Temos então 47.800 m2, cuja gestão é feita por uma equipe de coordenadores e por um conselho gestor, eleito e composto pela comunidade. Comemoramos, portanto, mais um ano de participação e luta popular, de derrubada de muros reais e simbólicos, de articulação entre escola e comunidade, de construção de uma educação transformadora e emancipadora.


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page