top of page
  • Escrito por Wallace França | Editor Douglas Cavalcante

16ª Corrida e Caminhada de Heliópolis dá um abraço na comunidade

Corrida e Caminhada de Heliópolis reuniu centenas de corredores para uma prova de rua na Maior Favela de São Paulo


No último domingo (05) em uma manhã de muito sol, aconteceu a 16ª Corrida e Caminhada de Heliópolis que contou com a participação de 300 corredores tanto da comunidade de Heliópolis, como de várias regiões da cidade de São Paulo, colocando a prova da Maior Favela de São Paulo, no circuito de corridas da cidade, tornando-se um evento muito aguardado por atletas amadores e também pela comunidade que mais uma vez acolheu e celebrou essa grande festa do esporte aqui do território.

Durante o processo de inscrição e na entrega do kit para os corredores, muitas pessoas que já participam a muitos anos da corrida e caminhada, relembraram de como a prova passou de um evento amador para algo com uma grande estrutura que engloba a etapa das inscrições, elaboração e entrega do kit dos corredores, o percurso e toda logística que envolve batedores, suporte de prova e principalmente a acolhida que todos os atletas recebem durante todo esse processo.

Muitas pessoas não imaginam que a corrida começou a partir de uma conversa do João Miranda, liderança da comunidade, com o seu barbeiro Falcão, que realizando o corte de cabelo habitual, compartilhou do sonho de realizar uma corrida em Heliópolis, já que ele também é um atleta de corrida de rua. Depois de 16 anos, passando por inúmeros processos de organização, hoje a prova ganhou uma notoriedade dentro e fora da comunidade, impulsionando a prática esportiva e o cuidado com a saúde, tornando o sonho do Falcão em uma realidade há 16 anos.

Para João Miranda, presidente de honra da UNAS Heliópolis e Região, ter o reconhecimento e a participação dos moradores dentro desse grande evento esportivo, é motivo de festa e celebração. “Hoje foi mais um dia muito importante para nossa comunidade. Já é 16ª Corrida e Caminhada aqui de Heliópolis e a gente fica muito feliz por que na primeira caminhada que a gente fez, foi com coragem por que não sabíamos como organizar a corrida, mas mesmo assim conseguimos fazer, dando um abraço na nossa comunidade. Estou muito feliz e agradeço a toda organização, aos motoqueiros e a toda comunidade. Os próprios moradores se sentem bem, vizinhos vem conversar comigo, pessoas passam por aqui para irem no mercado e eles passam felizes, eu percebo isso sabe, estão alegres como quem diz eu tenho orgulho de morar nessa comunidade. Essa é a importância de ter na nossa comunidade essa corrida e caminhada, um prêmio para comunidade da grandeza de mostrar que a gente também pode fazer as coisas acontecerem.”


As inscrições atingiram seu número máximo de inscritos em apenas 5 dias, o que surpreendeu a organização do evento. Nesta edição a corrida contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal que apoiaram a realização da Corrida e Caminhada de Heliópolis deste ano de 2023, que recebeu um positivo retorno dos participantes pela excelente estrutura garantida pelo patrocínio, unindo a comunidade a empresas engajadas na promoção do esporte e do bem estar como destaca Lenina Galhardo Torres, representante da Caixa presente no evento. “É um orgulho enorme ter a Caixa presente nesta comunidade tão importante pro Brasil, que é a comunidade de Heliópolis, temos uma agência aqui. Estamos com o Edson e com a Gisele que são nossos gerentes e temos muito orgulho de ter a Caixa, que é um importante agente de políticas públicas do Governo Federal, participando dessa festa aqui hoje, dessa grande alegria. Parabéns a todos, parabéns a presidente da UNAS, a Cleide, que é nossa amiga e nossa parceira. Agradecemos e contem sempre conosco, a Agência da Caixa está de portas abertas pra todos vocês!”

A UNAS Heliópolis e Região agradece a participação dos mais de 300 corredores que participaram de maneira única de mais uma edição desse importante evento para comunidade de Heliópolis e que contou com a ajuda de muitas pessoas, mas que só é possível graças a importante participação de atletas que a cada ano estão retornando e trazendo novas pessoas vindas de todas as regiões de São Paulo como nos conta Nilvo Paula da Silva, atleta experiente que destaca o acolhimento e cuidado com os atletas. “Vocês como sempre da organização são sem palavras. A prova de vocês é fantástica e nenhuma outra prova que eu fui até hoje chega perto da que vocês promovem aqui em Heliópolis. Sou ultramaratonista e tenho experiência em diversas outras provas, mas eu nunca vi uma prova igual de vocês. Eu sempre indico para vários amigos e nessa edição, de tanto que eu falei da prova de vocês, eles foram participar e no final me agradeceram, e eu só tenho que agradecer a vocês por manterem esse comprometimento com os atletas que vocês cativaram.”






216 visualizações

Comments


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page