top of page
Escrito por Wallace França | Editor Douglas Cavalcante

UNAS presenteia 5 mil crianças e adolescentes, espalhando alegria e solidariedade

Campanha Adote uma Sacolinha Solidária, promovida pela UNAS, presenteia 5 mil crianças atendidas por projetos sociais da organização na Favela de Heliópolis e comunidades da região


A UNAS Heliópolis e Região, por mais um ano consecutivo, finaliza a campanha Sacolinha Solidária celebrando a meta alcançada de presentear 5 mil crianças e adolescentes a partir de um grande movimento de solidariedade e afeto. Foram muitos meses de preparação, organização e divulgação para que esse importante resultado pudesse ser alcançado com a ajuda e participação ativa de muitas pessoas, empresas, organizações e a própria comunidade que colaborou muito com o engajamento e a propagação dessa especial rede de solidariedade em prol da alegria de milhares de crianças.

A campanha atendeu os 17 Centros de Educação Infantil, os 11 Centros para Crianças e Adolescentes, juntamente com outros 4 projetos que atendem diretamente o público alvo da campanha. O tema da campanha Sacolinha Solidária “Felicidade não tem preço, tem solidariedade”, traduz o que esse momento simboliza para a UNAS e também para todos aqueles que direta e indiretamente, estão sendo impactados por essa iniciativa que atendeu todas essas crianças de duas formas diferentes.


A grande maioria das crianças (dos bebês até 11 anos de idade) foram presenteadas com a sacolinha contendo uma roupa nova completa, um brinquedo novo e um calçado, item opcional para doação. Os adolescentes de 12 até 15 anos de idade, receberam um vale presente no valor de R$ 100 reais para que fosse feita a troca na loja parceira Gotas de Mel, que está localizada em Heliópolis, proporcionando a valorização do comércio local, impulsionando a economia dentro do território e por ser uma loja com grande variedade de itens com valores acessíveis.



Para que essa grande ação aconteça anualmente, uma comissão composta por representantes dos projetos da UNAS que participam da campanha, junto com representantes dos departamentos da organização, se mobilizam para reavaliar a campanha do ano anterior, projetando todo o cronograma dessa robusta iniciativa a partir das tomadas de decisão desse grupo, partilhando sempre com os demais gestores, chegando a um consenso aceito por todos.


A partir dessas reuniões, foi possível criar um cronograma para que durante todo o segundo semestre de 2024, a campanha pudesse ser lançada e constantemente atualizada com os materiais de divulgação. O primeiro passo depois dessa estruturação foi a elaboração das listas de todas as crianças com as informações necessárias como idade, tamanho da roupa e também do calçado. Depois dessa etapa, os projetos realizaram a confecção das sacolinhas físicas com os dados dos itens que compõe a sacolinha. Paralelo a tudo isso, aconteceu a produção e criação gráfica da campanha, contendo todas às informações que compõe o plano de comunicação da campanha, que fomentou as publicações nas redes sociais e também no contato pessoal com doadores e empresas.


Marcela Muniz, compõe o time do Departamento de Projetos e Captação e esteve muito envolvida no processo de construção da campanha, acompanhando todas as etapas até a sua finalização e destaca como foi participar pelo primeiro ano dessa grande organização que demandou muitas etapas, inclusive algumas mudanças para enriquecer ainda mais a campanha com a mudança da loja parceira.

“Essa foi a minha primeira participação na organização e atuação da campanha Sacolinha Solidária. Mesmo que a entrega das sacolinhas aconteça apenas no final de ano, ela exige um processo muito grande e de maneira antecipada, onde em julho revisitamos às avaliações da campanha do ano passado, realizando os ajustes a partir dos retornos dos gestores, sempre na perspectiva dá melhora dos processos que envolvem a campanha, tanto no atendimento para as crianças, como no contato com os parceiros e a própria demanda dos projetos da UNAS. São muitos detalhes que fazem a diferença no resultado final, onde trabalhamos juntos com o foco nas 5 mil crianças, começando muito cedo no lançamento e divulgação da campanha, semana a semana até chegarmos no final, que deu tudo certo, atingindo a nossa meta. Esse ano tivemos um grande diferencial que foi a escolha de uma loja local aqui de Heliópolis para troca dos vales presentes que foi a loja Gotas de Mel, onde articulamos e explicamos toda a campanha. Como UNAS, atuamos com o desenvolvimento do território, então nada mais coerente que fomentar a economia local, fazendo sentindo com a campanha e com o nosso trabalho institucional. As crianças ficaram super felizes porque já gostam muito da loja.”


Uma parte muito importante dentro de todo o processo da campanha Sacolinha Solidaria é a apresentação da campanha para os trabalhadores da UNAS e também para as famílias, fortalecendo as bases da campanha, trazendo o máximo possível, as pessoas para dentro dessa articulação. Valdinélia Mota dos Santos, gestora do Centro de Educação Infantil Padre Pedro Ballint, nos conta como foi a essa preparação, articulação e engajamento durante os meses da campanha e os ganhos de todo esse processo dentro da rotina do projeto em parceria com as famílias e demais parceiros.

“Aqui na CEI Padre Ballint como também nos demais projetos da UNAS, tanto a equipe como também as famílias, abraçaram essa causa da campanha Sacolinha Solidária que é um movimento de solidariedade muito lindo e quando falamos de presentear crianças torna ainda mais especial esse grande propósito e que enche meus olhos. Aqui na CEI, apresentamos todos os detalhes dá campanha primeiramente na reunião do Conselho de Escola, depois falamos com a equipe e dentro dos encontros de família, aproximando todos desse importante momento de engajamento e divulgação para alcançarmos o objetivo de apadrinhar todas as crianças. Quando entendemos o processo, junto com a equipe e com as famílias, fica tudo mais leve e tranquilo, chegando juntos ao nosso objetivo que foi presentear todas as crianças da creche como também as crianças dos vínculos. A entrega aconteceu no encontro de famílias, dentro de um espaço de confraternização e união.”


São inúmeras pessoas envolvidas na campanha Sacolinha Solidária, muitas variáveis e muita união para que tudo aconteça conforme o planejado e também desejado, mas o mais importante dessa rede de solidariedade é criar essa ponte entre quem pode contribuir generosamente fazendo a sua doação, com quem espera ansiosamente por esse momento, que a partir dos presentes recebidos, podem transformar esse gesto em uma fonte inesgotável de bons sentimentos, entre eles o amor, a alegria e a gratidão.


José Henrique, de apenas 11 anos, participa do Centro para Criança e Adolescente Mina e recebeu sua Sacolinha Solidária assim como seus irmãos, primos e amigos, e com esses sentimentos traduzidos por seu sorriso, nos conta como ações como a da campanha Sacolinha Solidária, transformam o seu Natal, período tão aguardo por tantas crianças. “Moro bem perto do CCA Mina onde eu participo e fiquei com uma expectativa muito boa para receber minha sacolinha. Eu ganhei uma bola e uma roupa completa que eu gostei muito e com certeza vou usar ela no Natal. Eu agradeço muito a pessoa que me presentou porque é muito importante receber tudo isso no final do ano, por que todos nós ganhamos e vamos além de brincar muito, vamos poder celebrar o Natal de uma forma diferente. Muito obrigado mesmo a todos que ajudaram na campanha e pra quem me presenteou com a minha sacolinha.”

A UNAS Heliópolis e Região agradece imensamente todo o apoio e dedicação para a realização da campanha Sacolinha Solidária 2024. Parceiros, doadores, trabalhadores, toda a comunidade e todos os envolvidos, o nosso muito obrigado. Tenham a certeza que a felicidade e alegria dessas 5 mil crianças refletem o gesto de amor e afeto porque “Felicidade não tem preço, tem solidariedade!”

131 visualizações

Comments


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page