top of page
  • Escrito por Wallace França | Editor Douglas Cavalcante

UNAS e Rodrigo Ohtake apresentam projeto de Centro Educacional para os Redondinhos em Heliópolis

No último dia 21 de novembro, membros da direção da UNAS Heliópolis e Região, juntamente com o arquiteto Rodrigo Ohtake e equipe, apresentaram e doaram para Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o projeto arquitetônico de três escolas públicas para o Condomínio Residencial Heliópolis, conhecido carinhosamente como Redondinhos. Essa proposta é uma das reivindicações dos moradores desde o início do projeto original dos Redondinhos, realizado pelo parceiro da comunidade de Heliópolis, Ruy Ohtake, e que agora se materializa em uma proposta efetiva, entregue ao Secretário de Educação Fernando Padula.

Rodrigo Ohtake destaca que esse centro educacional é justamente a continuidade do projeto original, integrando um conjunto de equipamentos públicos que procuram reforçar a ideia de habitação em sua dimensão ampliada, para além de unidade de moradia, possibilitando o acesso aos diversos espaços e atividades cotidianas que acontecem “fora de casa”. Em outras palavras, habitar a cidade. “Na implantação dos Redondinhos, foi prevista uma área de aproximadamente 9.000 metros quadrados destinada à futura construção de equipamentos públicos de educação. O potencial construtivo da área e a demanda trazida pela verticalização do bairro, justificam a proposição de 3 edifícios: uma creche, uma escola de ensino infantil e uma escola de ensino fundamental, que também abrigará o programa de educação para jovens e adultos – EJA. Este programa, vale salientar, foi construído de forma coletiva e transversal, envolvendo a comunidade, a Prefeitura da Cidade de São Paulo e os arquitetos.”

Sheila Cristina Moraes da Silva, que mora hoje no local, relembra como foi importante a participação nas primeiras reuniões, quando o projeto foi apresentado para os moradores e como o será impactante a efetivação das escolas na rotina e na vida das pessoas que moram nos Rendondinhos, em vista das dificuldades no deslocamento das crianças para regiões mais distantes de Heliópolis e na região para estudarem.

“Faz muito tempo que eu espero as escolas dos Redondinhos porque a promessa era para quando mudasse já ter a escola, a EMEI e a CEI. Em 2009 fui removida e fiquei no auxilio aluguel por 10 anos, foi quando começamos a conhecer todo o projeto. Já nas primeiras conversas da construção dos prédios, foi apresentado a maquete e o que me deixou mais feliz, foi saber que além da moradia, escolas também seriam feitas ali. Me mudei em 2019, 10 anos depois, e de lá para cá vivemos nessa grande expectativa da finalização com a construção das escolas. Tenho filhos na fase escolar, mas espero que outras famílias possam ter seus filhos matriculados nesses espaços, diminuindo também as grandes distâncias que hoje temos que andar para as creches e escolas afastadas das nossas moradias.”

O projeto dos Redondinhos teve o início em 2008 e teve sua entrega em duas etapas, sendo a primeira em 2013 e a segunda em 2019. Antonia Cleide Alvez, atual presidente da UNAS relembra com carinho a convivência de muito respeito e de escuta com o Ruy Ohtake, e como é importante e especial ver a continuidade desse trabalho sendo realizado pelo filho dele. “Agradecemos ao Rodrigo Ohtake por ter doado este projeto do centro de educação para Secretária Municipal de Educação, pois para Heliópolis, é uma grande conquista para o atendimento das crianças e dos adolescentes que precisam desses espaços tão bem idealizados. Estamos ansiosos para poder ver o início das obras destes lindos equipamentos, de melhor qualidade para o atendimento de nossas crianças. E não é qualquer equipamento, são equipamentos bonitos com uma linda praça de convivência, que foi pensada para potencializar as atividades e ações propostas pelos profissionais da educação que ali irão trabalhar. Olhar esse projeto em construção e também pronto, será uma grande alegria, uma verdadeira conquista e uma forma de ver no rosto dessas crianças, a felicidade e amor em estar ali. Foi emocionante receber outro projeto para Heliópolis porque vejo todo o carinho que o nosso querido e saudoso amigo Ruy Ohtake iniciou e que agora continua pelas mãos do seu filho e equipe.”


Além dos edifícios que receberão as salas de aula, o projeto conta com quadra poliesportiva e uma praça central com acesso aos prédios, possibilitando um espaço de convivência entre as diferentes gerações que poderão utilizar a praça, entre mães, pais, alunos, professores e funcionários.

O início das obras está programado para 2024 com finalização prevista 2026. A UNAS reafirma seu compromisso com a comunidade e com os moradores de Heliópolis, segue acompanhando o andamento das obras e continua trabalhando para transformação de Heliópolis e região num Bairro Educador.

467 visualizações

Comments


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page