top of page
  • UNAS Heliópolis e Região

Heliópolis sairá às ruas para reivindicar direitos na 19º Caminhada pela Paz


Em 8 de junho, a comunidade de Heliópolis vai caminhar pela Paz, com o tema “Políticas Públicas + Consciência Comunitária = Sociedade Educadora”.


A Caminhada pela Paz tomará as ruas de Heliópolis pelo 19º ano consecutivo, em um contexto de luta por garantia de direitos e pela democracia. Em 8 de junho, às 13 horas, acontece o já tradicional evento organizado pelo Movimento Sol da Paz e pela UNAS. Trata-se do ponto alto de um trabalho contínuo realizado por escolas e projetos socioeducacionais da região. Crianças, adolescentes e jovens refletem sobre temas relacionados à cultura de paz, cidadania e o cotidiano da comunidade, com base nessa reflexão, criam as alegorias que são levadas às ruas no dia da Caminhada.


A concentração será no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli (Estrada das Lágrimas, nº 2385), são esperadas cerca de 10 mil pessoas.



Atualmente, o Movimento Sol da Paz é formado por representantes de diversos equipamentos educacionais, culturais e sociais atuantes na comunidade, que se reúnem todas as últimas quartas-feiras do mês, às 9h30 na Biblioteca do CEU Heliópolis. Esse é um espaço de reflexão e encontro do movimento, no qual se realizam e planejam atividades para a promoção da Cultura de Paz em Heliópolis. Ali também são organizados a Caminhada e o Festival da Paz. Todos(as) estão convidados(as) a participar das reuniões! Como sugere o tema da Caminhada, acreditamos que a paz se efetiva através da garantia de direitos. Por isso, lutamos por uma educação que promova a consciência comunitária, a luta e a fiscalização das Políticas Públicas e, finalmente, a construção conjunta de um Bairro Educador! Além do Movimento Sol da Paz, outros movimentos organizados, escolas e moradores se mobilizam pela causa, seja caminhando com o grupo, cantando ou exibindo panos brancos em suas portas e janelas durante o ato.

Histórico


A Caminhada Pela Paz de Heliópolis surgiu em 1999, quando uma aluna da EMEF Campos Salles foi assassinada no caminho de volta para sua casa. Leonarda tinha 15 anos e se tornou símbolo da luta contra a violência que vitimava muitos jovens na comunidade. O então diretor da escola, Braz Rodrigues Nogueira, buscou lideranças comunitárias, como João Miranda, na época Presidente da UNAS, para realizarem a 1º Caminhada Pela PAZ de Heliópolis.


Este ano a Caminhada chega a sua 19ª edição percorrendo as ruas de Heliópolis Sob o tema “Políticas Públicas + Consciência Comunitária = Sociedade Educadora”.


A Paz é de todos, ou não é de ninguém!



Manifesto da 19º Caminhada pela PAZ de Heliópolis


Colaborações do Manisfesto:

ETEC Heliópolis – Um cordel para haver paz

CEI Minervino UNAS, Andréia Cardoso – Qual é a solução dessa vida de indecisão

EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, 5°C - Cidade do Sol

Rubenildo Limeira, UNAS - Juntos Somos Mais Fortes

Bruno, Jhoe, VZA, Biel, PRS (Sarau do Polo)

Juliana Ferreira 4ª etapa EMEF Presidente Campos Salles- Meus direitos, minha paz

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page