top of page
  • Escrito por Wallace França | Editor Douglas Cavalcante

UNAS proporciona passeio para parque aquático a 1500 crianças e adolescentes

Cerca de 1500 crianças e adolescentes dos 11 CCA’s da UNAS, tiveram a oportunidade de conhecer na sua maioria, pela primeira vez um parque aquático com inúmeras atrações. Um dia inteiro marcado pela expectativa, diversão e alegria que ficará marcado na memória.

 

Na última sexta-feira (28), cerca de 1500 crianças e adolescentes que participam dos CCA’s – Centros para Crianças e Adolescentes da UNAS, tiveram a oportunidade de conhecer e de se divertir no passeio até o parque aquático Magic City, localizado em Suzano, na Grande São Paulo. A atividade foi realizada por meio  do convênio entre a UNAS Heliópolis e Região e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo, parceira institucional da organização.

 

Durante as últimas semanas, a ansiedade e as grandes expectativas dentro dos projetos foram inevitáveis pela proximidade da data do passeio. Muitas perguntas, planos e preparativos, dominavam os assuntos mais comentados dentro dos CCA’s, justamente pela escolha do parque aquático, onde a maioria das crianças ainda não tinham tido a chance de conhecer. Milena Carrari, gestora do CCA Lagoa, destaca como foi esse período e como as crianças e as famílias receberam a novidade. “Toda equipe ficou em festa com a notícia que o passeio aconteceria no parque aquático e as crianças ficaram ainda mais felizes quando contamos para elas, onde todos pularam de alegria, se abraçaram e foi gratificante ver o sorriso no rosto deles. Para as famílias, fizemos um encontro e anunciamos que teríamos o passeio. Fizemos uma apresentação com fotos e vídeos do parque e de imediato as famílias ficaram empolgadas e muito confiantes pela estrutura do local. Os comentários giravam em torno dessa grande oportunidade de lazer que muitos não poderiam no momento possibilitar para as suas crianças. Das 180 crianças que são beneficiadas no projeto, apenas 3 já tinham conhecido o parque. Durante semanas todos ficaram com aquele anseio e a todo instante surgiam dúvidas, com um misto de sentimentos."

 

Tendo em vista a grande quantidade de pessoas, uma grande logística foi necessária para que tudo pudesse acontecer da melhor maneira possível, começando pela escolha de um local diferente, onde até então, não tinha sido realizado um passeio antes, mas que sempre foi uma sugestão dada pelas crianças. Lugar escolhido, ônibus fretados, lanche e demais detalhes foram aos poucos ganhando forma como destaca Patrícia Ramos, gestora do CCA Izaura e uma das responsáveis pelo fechamento do passeio. “As crianças sempre pediram para que o passeio acontecesse em um local com muitas opções de piscinas e toboáguas. Pesquisei bastante a partir do levantamento da quantidade de pessoas, cotando valor de transporte, alimentação e ingresso. Conseguimos negociar com o parque, contabilizando um total de 1573 pessoas, divididas em 34 ônibus. Com esse levantamento, foi possível fechar o local onde além de ser uma novidade, muitas crianças nunca tinham ido antes. O local é um lugar incrível e bem fantasioso e as crianças amaram a notícia. A importância dessa conquista foi gigante e contou com o apoio de todos os envolvidos. Toda a correria dos cálculos, das planilhas, a negociação e toda essa grande logística, fazem valer a pena todo o esforço e dedicação pela garantia do sorriso deles.”

 

A saída para o passeio foi marcada para 8 horas, mas os trabalhadores chegaram bem mais cedo para prepararem com muito carinho e cuidado o café da manhã de todos que iriam para o parque. A ansiedade estava estampada no rosto das crianças que chegaram em seus respectivos projetos com muita energia e com poucas horas de sono pela tamanha expectativa. Após o café, todos foram de maneira ordenada para os pontos de concentração onde os ônibus estavam aguardando. Foram muitos pontos de partida, tanto em Heliópolis como também nas regiões do Jardim Savério, Boqueirão, Jardim Maristela e Cursino. Todo o processo de embarque aconteceu de maneira tranquila, possibilitando a saída no horário previsto rumo a cidade de Suzano.


Samuel Rocha Lima (11), participa do CCA Mina e escolheu o primeiro assento do ônibus junto com o seu amigo e relata o quanto esse momento foi aguardado. “Eu imagino que esse parque aquático seja um lugar cheio de piscinas de todo tipo e com vários tobogãs e escorregadores coloridos. Estou ansioso e muito empolgado porque esperei muito para chegar esse dia. Vai ser um dia muito legal. É a primeira vez que vou para um parque com piscinas e com os meus amigos aqui do CCA. Comentamos muito de como seria esse dia e como imaginamos o parque.”

 

Chegando no parque, a alegria tomou conta de todos pela constatação de que o sol e a agradável temperatura somaram ainda mais para que o dia fosse de pura diversão. Muitas crianças já desceram com a roupa de banho e com suas toalhas para não perderem nenhum momento. Toda equipe do parque recebeu com animação as crianças e todos os trabalhadores que também estavam alegres e felizes em ver tamanha satisfação com a realização dessa grande preparação.

 


O parque conta com um grande complexo de piscinas de variados tamanhos, possibilitando que a brincadeira seja sim para todas as idades. Os brinquedos aquáticos foram uma atração que chamou muito a atenção das crianças, que brincavam sem parar, mesclando e trocando de atividade, sejam elas mais tranquilas e também as mais radicais. Piscina de ondas, piscina aquecida, piscina com um percurso com boias, foram as atrações mais procuradas, dando intervalo apenas para o horário do lanche, que foi preparado com muito carinho pela equipe dos CCA’s.


Jennifer Morais Viana (30), mãe da pequena Ana Júlia (7) do CCA Mina conta muito feliz como foi receber sua filha depois do passeio. “A Júlia adorou o passeio e chegou muito empolgada, contando todos os detalhes desse dia maravilhoso, onde o sol presenteou nossas crianças, assim como a UNAS que possibilitou esse grande momento. Ela nunca tinha ido ao parque e o que mais chamou a atenção dela foram os tobogãs e ela foi em dois. Ela amou tudo e as educadoras me passaram bastante segurança, mesmo sendo o primeiro passeio dela por que ela tem apenas 7 anos, eu me senti segura, foi muito gratificante. Ela até encontrou os primos que participam de outros CCA’s. Ela adorou, se alimentou bem e curtiu cada momento desse dia lindo.”



O dia foi marcado sem dúvidas pelo grande e permanente sorriso no rosto de todos os que estavam presentes nesse passeio incrível que marca com certeza a memória afetiva de crianças, adolescentes, trabalhadores, familiares e voluntários, demonstrando que a educação que transforma, passa pelo grande ato de brincar. A UNAS agradece a cada pessoa que somou positivamente para que esse grande dia pudesse ter acontecido da forma que foi estruturado e sonhado.


214 visualizações

Comments


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page