top of page
  • UNAS Heliópolis

Formação em primeiros socorros preparam creches para eventuais situações de risco

Curso visou preparar todos os trabalhadores e trabalhadoras dos CEIs - Centros de Educação Infantil para eventuais situações de risco, com práticas preventivas para crianças e adultos.


Até que ponto você acha que seu filho está seguro em sua creche? Se a criança se engasga, cai ou sofre qualquer tipo de acidente será que estão todos preparados para o que fazer? Pensando em garantir que todos estejam seguros no ambiente onde ficam grande parte do seu dia, a UNAS promoveu um curso de primeiros socorros para os funcionários das 17 CEI's (Centro de Educação Infantil) que são administradas pela organização em convênio com a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Os cursos iniciaram no dia 16/12 e foram até 22/12, com a preocupação da segurança de todos.

Hoje cerca de 3 mil crianças são atendidas pelas CEIs da UNAS, ou seja 3 mil vidas para serem cuidadas cotidianamente. Os cursos que foram ministrados durante essa semana não visam somente em como agir em algum caso de acidente, mas também na prevenção de acidentes, no primeiro atendimento que pode ser dado no local, números de emergência que podem chegar mais rápido, procedimentos de enfermagem e sugestões de prevenção para o local como códigos de emergência.

O curso foi totalmente prático garantindo recomendações preventivas garantidas internacionalmente, nele os funcionários puderam praticar os procedimentos em diversas situações como um galo na cabeça, a dar um ponto fácil visando uma melhor cicatrização em caso de cortes e até mesmo as manobras de desengasgo tanto para as crianças como para adultos. Ensinaram também os sinais de socorro que uma criança pode apresentar e indicaram produtos para facilitar todo o pré-atendimento que poderá ser feito diretamente na creche. “Quando sabemos, quando temos conhecimentos temos mais poder, então em meio ao caos podemos resolver qualquer coisa já que sabemos o que fazer, quando você tem uma equipe preparada, treinada para ter uma tomada de decisão facilita o trabalho, gerando segurança no ambiente, tudo melhora. Então todos ficam mais tranquilos em saber que no local todos estão preparados para tudo que possa acontecer ali.” disse a Gestora do CEI Josefa Júlia Josiana Maria Franchi


Com materiais impressos que ficam nas creches todos poderão ter acesso aos procedimentos implantados e treinados pela creche, o pessoal do Creche Segura, que ministrou as aulas, garante um acompanhamento direto e certificado para que a segurança de todos sejam garantidos através de uma assessoria de saúde escolar, porque uma criança não é um humano inferior, mas sim um humano pequeno e deve ser cuidado e observado com muito mais cuidado que um adulto afirmou Monique Eva, Professora do CEI Minervino “Gostei de tudo principalmente as dinâmicas, praticar é muito melhor que só ouvir, todas as técnicas que foram passadas como a do engasgo são importantíssimas, vamos levar pra vida, na rua em qualquer lugar. Eu estava recentemente em um restaurante e uma criança engasgou e eu não pude ajudar mas depois de ontem eu me sinto apta para ajudar nessas situações, eu não imaginava que poderia ajudar alguém nesses casos, são técnicas simples mas quando não temos o conhecimento achamos que não conseguimos mas depois do curso eu consigo. “

A UNAS se preocupa com a vida de todos os seus atendidos e funcionários, buscando uma melhoria contínua em todas as suas atividades, pois todas as vidas são importantes e merecem ser cuidadas e assistidas por profissionais competentes e treinados. “Foi muito proveitoso e construtivo, desmistificamos algumas coisas por conta da eficácia e os procedimentos corretos, gostei muito da prática, o código azul vai ser implantado com certeza, pois todos já sabem o que fazer.” Elcilena Azevedo Coordenadora Pedagógica do CEI Minervino.


304 visualizações

Comentarios


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page