top of page
  • UNAS Heliópolis

Festival da Paz dá início aos preparativos da 25ª Caminhada pela Paz de Heliópolis

Com muita música, produção de bandeiras e fomento à cultura de paz, o festival reverbera as diversas ações que antecedem a caminhada pela paz de Heliópolis


A 25º Caminhada pela paz de Heliópolis se aproxima, ela é o ponto alto de uma série de ações que a UNAS e escolas públicas realizam com objetivo de fomentar a cultura de paz na comunidade. O processo político-cidadão que envolve a caminhada é muito importante para o desenvolvimento humano de todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos envolvidos, por isso a cultura de paz é trabalhada durante todo o ano, principalmente nesta semana que antecipa a caminhada, semana conhecida por marcar o Festival da Paz.


O Festival é o momento das crianças compartilharem suas produções culturais e reflexões sobre o tema da caminhada e reforçar a importância de estar na rua para lembrar da jovem Leonarda assassinada em 1999, mas também um momento de lutar por efetivação de direitos e dar um basta na violência.

Hoje, (12) aconteceu a abertura do festival com muita música e animação de todos os presentes. Os Centros para Crianças e Adolescentes se reuniam para soltar a voz com as músicas produzidas pela própria e também para leitura do Manifesto da 25ª Caminhada pela Paz de Heliópolis. “Trazer as crianças para estarem juntas é falar de paz no coletivo, e poder fazer com que eles se encontrem é muito divertido para eles, eles aproveitam e aprendem” contou Taty, educadora do CCA Parceiros

Nesta semana, entre os dias 12 e 15 de Junho temos algumas ações programadas; Ainda no dia 12, às crianças dos berçários 1 e 2 do CEI Padre Ballint, farão uma mini caminhadinha com as Professoras incentivando a proteção às violência infantil. Já na terça (13) os educandos do MOVA farão uma mini caminhada noturna no entorno da EMEF Gonzaguinha pedindo e lutando pela cultura de paz.


A semana continua com bastante animação e promoção da cultura de paz, nesta terça e quarta (13 e 14) os CCAs receberão três oficinas que reverberam em materiais para a caminhada que são: Oficina de Lambes, ministrada pelos jovens pesquisadores do Observatório De Olho na Quebrada, Oficina de Nomes, ministrada pela arte-educadora do Projeto Garoto CIdadão Gustav e uma oficina de Tsuru, ministrada pela contadora de histórias da Biblioteca Comunitária de Heliópolis Priscila Inácio.


No dia seguinte (14) as crianças do CEI Padre Ballint vão fazer barulho na rua da feira onde estarão com as faixas que as famílias fizeram numa dinâmica contra a violência infantil. E após a oficina de Nomes no CCA Heliópolis haverá apresentação da roda de samba do Garoto Cidadão composta pelos educandos dos CCAs Georgina, Plácido e Aziz. Na quinta-feira (15) O CEI Josefa Júlia terá a participação de alguns pais de educandos trazendo muita música para as crianças.

“O festival foi pensado para unificar os discursos, de uma forma ou de outra, nem todo mundo consegue estar junto, mas nós tentamos ao máximo fazer com que todos fossem contemplados e discutem juntos a cultura de paz” detalhou Guto Souza, um dos integrantes da comissão do Festival da Paz. O tema é complexo mas precisa ser discutido ao decorrer do ano em todas as suas atividades, como compromisso temos o desenvolvimento integral de cada um que é nosso atendido, vamos juntos lutar, vamos juntos caminhar, dia 16 de Junho às 13hs saindo da frente da EMEF Pres. Campos Sales.

 


Manifesto da 25ª Caminhada pela Paz de Heliópolis escrito por Gustavo Pinto

327 visualizações

Comments


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page