top of page
  • UNAS Heliópolis

COPA ECA fala dos direitos das crianças e adolescentes de forma lúdica e divertida

Evento realizado pela UNAS une debate sobre o Estatuto da Criança e Adolescente com diversão, brincadeiras e esporte


Todo ano no mês do aniversário do Estatuto da Criança e Adolescente (13 de Julho) a UNAS em seus projetos trabalha os artigos com seus educandos, esse ano não poderia ser diferente e através da Copa ECA que aconteceu hoje (28) às crianças e adolescentes dos 11 CCAs, se divertiram muito em um dia inteiro com atividades para mais de 1500 crianças e adolescentes.

O evento deste ano veio com muita animação, esportes e divertimento, as crianças se reuniram no CEU Meninos, às 08:30 iniciando o dia com um lindo desfile de bandeiras marcadas com muitas cores, reivindicação e os artigos do ECA “A gente organiza esse evento reunindo os 11 CCAs para tratar de uma forma lúdica e divertida a importância do ECA, esse órgão tão importante que protege nossas crianças e adolescentes, afinal elas tem sim direito a estar nesses espaços públicos, têm direito à cultura, à educação, a diversidade e ao lazer” contou Milena Carrari, Coordenadora Pedagógica do CCA Aziz.


O dia foi muito animado e contou com as competições esportivas de adolescentes e crianças tanto no masculino quanto no feminino, teve também brinquedos infláveis, como pula-pula, escorregador, pista de dança, entre outros… Além de barracas com algodão doce e pipocas marcando presença no espaço. Natiele de 14 anos é educanda do CCA Aziz destacou que “eu gosto muito do destaque que o futebol feminino tem aqui, e também do desfile das bandeiras de cada CCA".

Eventos como esse espelham o comprometimento da nossa organização para com seus atendidos, como princípio acreditamos na garantia de direitos e que tudo passa pela educação, aliás o que seria de um adulto promissor se não for uma criança com seus direitos garantidos. Marina Pereira de 11 anos, educanda do CCA Lagoa nos contou que “Eu gosto muito porque todos nós nos reunimos para jogar, principalmente do futebol feminino, aqui temos visibilidade. No CCA Aziz trabalhamos o artigo 71 do estatuto, que fala de direito à cultura, lazer, espetáculos, têm direito a todos os órgãos que respeitam e valorizam as particularidades de nós crianças, nos lembrando sempre que nós temos direitos”.


A Copa ECA acontece anualmente sendo um evento muito esperado por nossos educandos, inclusive alguns de nossos educadores e ou coordenadores como a Milena já foram educandos, isso só revela a força do trabalho realizado ali, “Quando eu participava quando eu era educanda do CCA Mina eu me divertia muito e lembro até hoje tudo que a gente aprendia na época, hoje estando na organização vemos a alegria das crianças e isso é tão gratificante, hoje eu entendo que não há competição, nossas crianças precisam desses espaços, precisam dessa troca entre elas e precisam acima de tudo serem vistas e reconhecidas nos seus direitos”


635 visualizações

Comentários


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page