top of page
  • UNAS Heliópolis

Campanha de Natal da UNAS, presenteia 5 mil crianças

Estamos bem próximos da celebração do Natal, período de grandes festividades que possui uma origem de cunho religioso e que ao longo dos tempos, tornou-se um momento focado no alto potencial comercial deste período, na geração de lucros cada vez maiores, onde ocorre uma triste realidade de segregação, deixando grande parte da população a margem da rica troca de presentes, dos fartos banquetes servidos, evidenciando uma severa e excludente situação de pobreza que muitas pessoas se encontram, distanciando-as do real sentido de partilha e comunhão, mantendo um cenário de fome e miséria social.

A UNAS, que atende durante todo o ano milhares de crianças de Heliópolis e da região, na intenção de reaproximar e ressignificar o Natal de tantas famílias atendidas, criou a campanha Adote uma Sacolinha de Natal com o propósito de arrecadar através de um gesto concreto de doadores e parceiros, uma sacolinha contendo além de roupas e brinquedos, uma importante gama de verdadeiros sentimentos que move todas as pessoas engajadas nessa missão, promovendo assim uma cultura de solidariedade.


A campanha começou a cerca de três meses com um planejamento envolvendo os diversos departamentos da organização, somados ao olhar avaliativo dos projetos que estão na ponta do atendimento, para que as metas pudessem ser novamente alcançadas. O lançamento oficial aconteceu no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, onde as pessoas poderiam retirar a sacolinha em um dos projetos da UNAS, contendo as informações da criança a ser presenteada com um conjunto de roupas e um brinquedo ou até mesmo, doando o valor de cem reais para posterior conversão em vale compra para que os adolescentes pudessem adquirir os produtos da sua escolha na loja CAEDU, parceira da ação. Esse ano outras lojas do território participaram da campanha. As Lojas Pingo de Gente, Titia Coruja e TC Premium, somaram forças como parceiras e lojas referência na compra dos itens da sacolinha, incentivando também a geração de renda dentro de Heliópolis.

A ação solidária em prol do Natal com mais esperança da UNAS, mobilizou um grande time como os projetos da organização que realizaram o levantamento das informações, confecção das sacolinhas e uma intensa divulgação. Os parceiros institucionais também fizeram a diferença nessa grande e ousada ação de presentear mais de 5 mil crianças e adolescentes. Mobilizados e sensíveis no propósito de transformar e reforçar que o Natal é movido também pelo esperançar de dias melhores, uniram forças e realizaram uma organização entre colaboradores em uma ação que transforma quem recebe e quem doa, como destaca Stefano, colaborador do Itaú. “Esse projeto pra gente é mega importante. Primeiro por que ele está super alinhado com a cultura do bem que é impactar positivamente a sociedade. Aqui é uma forma singela de poder contribuir de alguma forma e doar um pouco de tudo aquilo que recebemos. Sou nascido e criado na comunidade da Brasilândia, ou seja, eu também fiz parte de projetos sociais como atendido assim como essas crianças que estão recebendo esse presente. Eu sei como esse dia é importante para elas por que eu tenho gravado na minha memória até hoje o presente que eu ganhei, a pessoa que me entregou e o que ela me disse. Foram palavras que eu guardei no meu coração e que fizeram a diferença na minha vida. Um pouco do queremos fazer aqui é exatamente isso, gravar no coração dessas crianças um momento de alegria para que elas tenham uma esperança pro futuro. Isso que faz a diferença pra gente, mobilizando cerca de 2000 colaboradores de diversos setores onde todos ajudaram nesse processo.”

Muito trabalho, uma intensa cobrança e preocupação para que todos atendidos fossem contemplados, muitas reuniões, uma grande divulgação e a construção da rede de apoiadores da campanha, foram os elementos que tornaram possível chegarmos em mais um ano, na totalidade das sacolinhas e vales compras, alcançando com muito esforço e dedicação a meta de transformar a realidade de tantas pessoas. A satisfação e o sentimento de dever cumprido são sintetizados de maneira especial quando o sorriso solto e o brilho no olhar das crianças são reproduzidos a cada entrega feita nos projetos.


Para Rafaela, uma das crianças atendidas desde 2020 pelo CCA Mina, receber uma sacolinha com itens tão bem escolhidos, transforma e alegra ainda mais o seu Natal e de toda sua família. “Quando recebi minha sacolinha fiquei muito feliz. Gostei muito das roupas e também do jogo que eu ganhei. Gostaria muito de agradecer a pessoa que me presentou, tanto pelo brinquedo como pela roupa que amei, vou usar no Natal. Ela está de parabéns pela escolha. Minha família, meus pais e minhas irmãs também ficaram super felizes pelos meus presentes.”


A entrega das sacolinhas está acontecendo nos projetos durante ainda nesta primeira quinzena de dezembro. Uma grande empolgação para a culminância dessa grande mobilização, onde as trabalhadoras sentem no contato direto com os educandos, os sentimentos de ansiedade por essa data, alegria e gratidão como destaca Thaina Miranda, Educadora do CCA Mina. “O trabalho que realizamos em conjunto para essa entrega tão especial e emocionante das sacolinhas é maravilhoso. Atuamos em um território vulnerável e com essa possibilidade de presenteá-los faz toda diferença. Muitas crianças queriam abrir no exato momento que recebeu, eles amaram os presentes que ganharam. É uma sensação incrível, tanto para educadores que estão ali no dia a dia dessas crianças como para as famílias dos nossos atendidos. Sentimento de dever cumprido.”

Ressignificar o sentido e o propósito do Natal, não é uma tarefa simples e muito menos fácil. Mas o sentimento de responsabilidade social e de solidariedade, com toda certeza foi disseminado através de uma linda onda do bem, que alcançou milhares de famílias atendidas e daquelas que somaram forças nas doações e no gesto singular de amor e união em prol de quem mais necessita, dando sinais claros que devemos esperançar por novas posturas, em um novo ciclo de reconstrução da cultura do bem.

215 visualizações

Comments


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page