Presidenta Cleide fala sobre o surgimento da UNAS desde o período da comissão de moradores, há mais
Quando foi fundada a UNAS? ANTONIA CLEIDE ALVES: A UNAS nasceu a partir da mobilização de pessoas que se organizaram numa comissão de moradores, na década de 80, e se reuniam para discutir os problemas e as prioridades de cada local. Neste período as grandes dificuldades enfrentadas pela população eram o risco de despejo pelo poder público e o surgimento de grileiros que se faziam passar por donos de terras e cobravam por seu uso, nos, os moradores, começamos a nos organizar e lutar pelo direito a moradia, assim conquistando a primeira vitória da comissão de moradores que foi a efetivação da compra da terra pela COHAB-SP. Após está vitória a Prefeitura de São Paulo se nega a receber está comissão de moradores alegando que ela não existia. Sendo assim a partir da necessidade é fundada a UNAS com o objetivo de representar os moradores para cobrar do poder público mais investimentos para moradia, saúde, educação, cultura, transporte e saneamento básico.
E a questão fundiária? Essa área já foi legalizada? Os moradores já estão com suas escrituras definitivas?
CLEIDE:- Essa é uma de nossas mais antigas bandeiras de lutas, tivemos alguns avanços. Hoje, por exemplo, no cartório, já se tem o perímetro demarcado de todas as glebas de Heliópolis. A COHAB, inclusive, já tentou comercializar os lotes só que surgiu um entrave, o morador tinha que pagar e, quando fosse retirar a escritura só receberia o lote, sem a regularização do imóvel. Proposta recusada em assembleia realizada pela UNAS em 2007 no Copa Rio, pois os moradores até aceitavam pagar mais reivindicavam a regularização total e não parcial.
O que a UNAS faz para permanecer atuante na defesa de direitos dos moradores da comunidade a mais de 30 anos ?
CLEIDE: A UNAS realiza seu planejamento de ações sempre voltada as necessidades da comunidade atuando nas áreas de: educação, saúde, moradia, cultura, criança e adolescente, direitos das mulheres, direitos LGBT e juventude. Trabalhamos no coletivo, com uma diretoria composta por 27 pessoas entre jovens, professores, diretores de escola pública, lideranças locais, militantes de direitos humanos e entre outros. Estando presente nos conselhos, fóruns e seminários de proposição sobre políticas públicas, mensalmente realizamos com nossos colaboradores formações político pedagógicas, pois acreditamos na pessoa como sujeito de direitos independentemente da idade, fortalecendo sua autonomia para a efetivação da cidadania, assim procurando quebrar as paredes invisíveis que separam as periferias dos outros bairros da cidade.
Como se da o trabalho da UNAS atualmente dentro de Heliópolis e Região ?
CLEIDE - Hoje os projetos sociais da UNAS estão inseridos dentro das comunidades de Heliópolis, Parque Bristol, Boqueirão, Jardim São Saverio, Jardim Maria Estela, Jardim Clímax e Água Funda beneficiando cerca de 9.235 mil pessoas diretamente por mês, através de 47 projetos e programas sociais implantados em parceria com Poder Público, Empresas Privadas e ONG’s, indiretamente chegamos a numero de 27.700 pessoas contempladas por nossas ações que proporcionam a garantia de direitos e o empoderamento social e pessoal. Este número representa um grande avanço e é resultado de muita luta, dedicação e empenho desta instituição. No entanto, se levarmos em consideração as necessidades desta população que em Heliópolis e bairros próximos chega a cerca de 600 mil pessoas, este número ainda é pequeno. Portanto, precisamos da união do povo na busca de parceiros e saídas que venham contribuir para melhorar a vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de nossas comunidades.
O que é o Bairro Educador ?
CLEIDE- O Bairro Educador é conceito construido pela UNAS junto a EMEF Campos Salles, é uma visão sobre as ações desenvolvidas nas comunidades de Heliópolis e Região, norteadas por 5 princípios, o 1- Tudo Passa pela Educação: Entendendo que a escola não tem o monopólio da educação, a educação pode e deve acontecer em outros espaços ruas, praças, quadras etc. 2 -Escola Como Centro de Liderança na comunidade Onde está Inserida: Deve conhecer a história dessa comunidade, entender sua cultural, suas demandas, suas lutas e construir com ela objetivos comuns. 3 – Autonomia: Autonomia não é independência. Quanto maior a articulação coletiva, maior a autonomia. 4 – Responsabilidade: Não há autonomia sem responsabilidade. É preciso pensar no que é melhor para a maioria. 5 – Solidariedade: A solidariedade é a capacidade de se colocar no lugar do outro e ajudá-lo a se construir enquanto sujeito autônomo. Não é fazer pelo outro, não é ter pena do outro.