Venha participar da 27ª Caminhada pela Paz de Heliópolis
- UNAS Heliópolis
- 30 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.
No próximo dia 04 de julho crianças, jovens, educadores e comunidade sairão às ruas da Maior Favela de SP em caminhada pela cultura de paz
A Caminhada pela Paz de Heliópolis tomará as ruas da maior favela de SP em sua 27ª edição, em um contexto de promoção da cultura de paz, em defesa da educação e luta pela efetivação de direitos. Convidamos à todas e todos a se somaram à caminhada, que acontece na próxima sexta-feira, 04 de julho, com concentração às 13hs em frente a EMEF. Pres. Campos Salles.

Este ano, a Caminhada pela Paz percorrerá as ruas de Heliópolis sob o tema “Se tudo passa pela educação, por que a educação está sendo massacrada?”. O tradicional evento é organizado pela UNAS e pelo Movimento Sol da Paz. Trata-se do ponto alto de um trabalho contínuo realizado por escolas públicas e projetos sociais do território de Heliópolis e comunidades da região. Crianças, adolescentes, jovens e educadores refletem sobre temas relacionados à cultura de paz, cidadania e o cotidiano da comunidade. Com base nessa reflexão, criam alegorias, cartazes e adereços que são levados às ruas no dia da caminhada.
“Eu acho que a gente continua caminhando, por que dói na alma da gente, sabe? Eu não posso ver uma criança que está sendo privada dos seus direitos. Aquela questão que a gente fala, a paz é de todos ou não é de ninguém, isso é muito real, porque muitas vezes a violência fica naturalizada”, destaca Cleide Alves, presidenta da UNAS, ao falar sobre a importância de permanecer ocupando as ruas da comunidade com a temática da cultura de paz.
O Movimento Sol da Paz em Heliópolis surgiu em 1999, quando uma aluna da EMEF Campos Salles foi assassinada no caminho de volta da escola para sua casa. Leonarda tinha 15 anos e se tornou símbolo da luta contra violência que vitimou muitos jovens na comunidade. O então diretor da escola, Braz Rodrigues Nogueira, buscou lideranças comunitárias, como João Miranda - na época presidente da UNAS, para realizar a 1º Caminhada pela Paz naquele mesmo ano, como resposta à violência.
“Em 1999, nós tínhamos uma aluna, chamada Leonarda, ela saiu daqui [escola] às 23 horas da noite, 23h45 lá dentro da comunidade, ela recebeu vários tiros na cabeça. Eu senti como se esses tiros fossem dirigidos a mim e a todos aqueles que estavam preocupados em encontrar uma ação para fazer frente a essa questão da violência. Eu tive a ideia de fazer uma caminhada, mas ter a ideia é simples”, explica Braz Nogueira.
“Eu saí da sala do velório e eu falei: ‘Orlando [professor da escola] nós somos omissos. Nós temos uma responsabilidade em relação a 1.800 alunos, a gente sabe tudo o que acontece. Quando acontece, a gente vê e enfia o ‘rabinho’ no meio das pernas e continua’. Então eu procurei a UNAS, na época o presidente era o João Miranda. Aí eu falei: ‘João, tem mais gente da UNAS aí?’. E ele falou que tinha. Então eu pedi para ele chamar, porque eu tinha uma ideia, só que ela poderia ter consequências. Aí eu falei: ‘Vocês ajudam a organizar uma caminhada pela paz, pelas ruas e vielas de Heliópolis?’. E o João falou: ‘Braz meu irmão, meu amigo, você não precisa mais fazer uma pergunta dessas para nós, por que pra gente não existe a escola lá e a gente aqui’. Então trabalhamos por dois meses e realizamos a primeira caminhada naquele ano”. Conta Braz, ao relembrar o início da mobilização que deu origem à caminhada pela paz em Heliópolis.
Em 2025, continuaremos esse legado em memória de Leonarda e de todas as vítimas da violência, mas também em defesa da educação, da escola pública de qualidade e da efetivação de direitos para a população moradora de favela.
Participe da 27ª Caminhada pela Paz de Heliópolis
Data: 04 de julho de 2025
Concentração: 13hs, em à EMEF. Pres. Campos Salles (Estrada das Lágrimas, nº 2385)

Comments