Obras da UPA Sacomã estão mais uma vez atrasadas, impactando o atendimento da população de Heliópolis e região
Os moradores da Favela de Heliópolis juntamente com a UNAS e conselheiros municipais de saúde, há muitos anos reivindicam a construção e as melhorias para o atendimento de saúde ofertados para a população da Maior Favela de São Paulo. Desde de 2015, com a promessa da construção de uma nova UBS – Unidade Básica de Saúde e a adaptação da AMA – Assistência Médica Ambulatorial Sacomã para uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que essa luta ganhou ainda mais força, motivados pela necessidade de ter um atendimento digno e tendo como uma realidade o crescimento expressivo e rápido da população de Heliópolis, crescendo também, a insatisfação e a preocupação dos moradores com a super lotação dos equipamentos de saúde e uma queda de qualidade nos atendimentos por conta do atraso que já contabiliza cerca de 10 anos e soma mais um adiamento da inauguração da UPA Sacomã que estava prevista para o dia 26 de Maio de 2024.
A atual AMA Sacomã foi construída no ano de 1983, localizada na Estrada das Lágrimas, 1403 endereço que acontece a obra de ampliação para torna-se uma UPA 24hs. A senhora Leonor Barbosa de 83 anos e moradora da região há pelo menos 72 anos, destaca que a participação da população na cobrança e na fiscalização das obras na região, não é uma novidade e que aguarda ansiosa pela finalização das obras. “Quando ainda não existia nenhum postinho de saúde aqui em Heliópolis, eu e muitos outros moradores aqui da comunidade, assinamos e cobramos com um abaixo assinado para reivindicar que essa construção pudesse acontecer. Hoje minha esperança é que com essa reforma possamos ter uma melhora de 100% nos atendimentos. Estava no começo, estava durante e quero ver o fim dessa reforma pela melhora da nossa região.”
Com o início das obras em 23 de Novembro de 2022, todos os moradores do entorno da futura UPA 24hs foram impactados de alguma forma, seja pelos ruídos, pela interdição das ruas e a quantidade de resíduos. Porém a grande questão são os constantes adiamentos da reinauguração, tendo como um fator complexo, a necessidade da AMA precisar dividir o espaço do atendimento, que não foi paralisado com a construção da UPA, com os diversos desafios de uma reforma estrutural, onde dificuldades são enfrentadas pela população que precisa de atendimento médico e acesso a farmácia.
Teresa Maria Rodrigues, 65 anos, moradora de Heliópolis desde 1982, trabalha na UNAS e atualmente compõe o Conselho da AMA Sacomã, conta como tem sido esse período de obras e de atrasos justamente por morar na rua ao lado da AMA. “Cheguei aqui em Heliópolis em 82 quando o posto de saúde ainda era lá embaixo até mudar no ano seguinte para esse endereço que está até hoje. Acompanhei a construção do primeiro posto de saúde e hoje por morar na rua do lado do postinho, estou acompanhando de perto essa transformação para UPA. Foi uma grande luta da população para que essa ampliação fosse possível. Tivemos sim uma dificuldade em relação ao barulho da reforma e a grande quantidade de pó, mas mesmo assim, nós moradores sabemos dessa necessidade. A população quer ter os médicos e essa estrutura a disposição de todos, estamos precisando pelo grande crescimento da população aqui em Heliópolis. Me candidatei para o Conselho da UPA onde vou seguir acompanhando e cobrando as melhorias porque precisamos do posto. Estamos muito preocupados por esse grande atraso, mas seguimos nessa luta e depois da UPA vamos lutar para ter um Hospital Infantil aqui no território.”
• Em novembro de 2015 a Prefeitura de São Paulo anunciou as melhorias na área da Saúde Pública em Heliópolis com a locação de um novo prédio para receber a Unidade Básica de Saúde Sacomã, e a promessa que as obras da UPA Sacomã iniciariam assim que ocorresse a mudança da UBS para o novo endereço.
• O local onde foi construído a nova UBS ficou alugada por cerca de 04 anos antes de ser entregue em 01 de Novembro de 2019 (utilizando mais de 1 milhão de reais de recurso público em aluguel de um espaço sem uso).
• A promessa de início das obras da UPA com a mudança não se cumpriram, só três anos após a saída da UBS para o novo endereço que a obra da Unidade de Pronto Atendimento teve início em 23 de novembro de 2022.
O compromisso da UNAS é permanecer acompanhando e cobrando uma devolutiva para população em relação aos prazos e também o tratamento dado para comunidade nesses quase 10 anos de espera para que finalmente o Heliópolis tenha sua primeira UPA depois de anos de expectativa, mobilizações e luta.
Comments